09 nov, 2020

Cozinhar com azeite: conheça técnicas infalíveis

Cozinhar com azeite pode ser uma experiência cheia de sabor e praticidade. Afinal, sempre falamos sobre a versatilidade do azeite.

Pois é um fato: você pode utilizá-lo cru, em preparos quentes, como ingrediente de uma receita ou toque final e muito mais.

Então saber cozinhar com azeite de oliva pode ajudar a deixar seus pratos ainda mais especiais – e é nisso que a Olibi quer te ajudar com este artigo.

Aqui você terá uma miniaula sobre como cozinhar com azeite, para que você conheça as técnicas de uma forma prática e rápida. Então vista seu avental e mãos à obra!

Técnicas para cozinhar com azeite in natura

Confira a seguir algumas das principais técnicas para aplicar seu azeite extravirgem nos alimentos, extraindo deles o máximo em sabor e textura:

Vestir

Técnica de cozimento que consiste em misturar especiarias e outros condimentos, incluindo azeite de oliva extravirgem.

Dessa forma, é possível realçar o sabor de um alimento. As saladas são o melhor exemplo deste tipo de aplicação.

Molhos para saladas são uma excelente opção para dar mais sabor às receitas.
Molhos para saladas são uma excelente opção para cozinhar com azeite e dar mais sabor às receitas.

Conservar

A imersão em azeite de oliva é a técnica utilizada para prolongar a vida de alimentos prontos, como tomates, cogumelos, queijos, carnes recém cozidas, entre outros.

Pois as conservas de tomate seco, sobra as quais falamos em nosso artigo sobre conservação de alimentos, são um bom exemplo da técnica. Além de ser também uma ótima forma de presentear com carinho e exclusividade.

Emulsionar

Combinar dois ingredientes, inicialmente incompatíveis: esta é a técnica que ajuda a criar uma mistura homogênea e volumosa. Sempre com uma textura diferente daquela que cada ingrediente apresentava separadamente.

Por isso, azeites extra virgens – como o Olibi – são os mais recomendados para essas preparações. Inclusive pode render iguarias muito especiais, como a maionese, o aioli e outros molhos para saladas.

Fumegar

Técnica que consiste em cozinhar alimentos através do vapor sem tocar ou submergir. Então para preservar melhor o sabor e dar um toque especial ao cozimento, pincele os alimentos com seu azeite de preferência.

O cozimento ao vapor conserva melhor as características dos alimentos.
O cozimento ao vapor conserva melhor as características dos alimentos.

Defumar

Esta é uma técnica de cozimento em que os alimentos são defumados para dar-lhes sabores, cores e texturas diferentes, dependendo da receita. Muito versátil, pode ser aplicada em praticamente todos os alimentos.

Essa técnica começou há muito tempo para conservar alimentos e hoje ainda é válida tanto para preservar quanto para oferecer um toque especial proporcionado pela técnica. Finalizar essa técnica de cozimento com um fiozinho de azeite extravirgem por cima vai intensificar os sabores, além de proporcionar todos os benefícios deste alimento tão especial.

Você sabia que também pode adicionar um sabor defumado ao azeite? Para obter este resultado, basta infundi-lo com brasas de carvão – que depois devem ser retiradas para poder ser consumido normalmente. Cozinhar com azeite defumado pode render preparos incríveis com arroz, carne, peixe e até vegetais, sempre com aquele sabor característico do defumado.

Marinar

Aqui os alimentos são submersos em um líquido – geralmente composto por especiarias, azeite extravirgem e algum elemento alcoólico (como vinho, cerveja ou cachaça) – por um período mais ou menos prolongado.

Ao fim deste período, pode-se ou não utilizar a marinada no processo de cozimento do alimento.

Técnicas para cozinhar com azeite em altas temperaturas

Agora vamos abordar preparos onde o azeite interage com o fogo. Assim é possível criar novos sabores e texturas para os alimentos. Veja a seguir:

Fritar

Aqui fazemos a imersão de um alimento em azeite quente até que esteja cozido por dentro e dourado por fora. Pois embora muita gente acredite que o azeite não seja a melhor opção para fritar, o fato é que qualquer alimento frito é imbatível se for preparado com azeite.

A fritura é uma das formas de cozinhar com azeite de oliva - não só é possível, como ainda garante mais saúde para você e sua família.
A fritura é uma das formas de cozinhar com azeite de oliva – não só é possível, como ainda garante mais saúde para você e sua família.

Refogar

Técnica onde os alimentos são cozidos no próprio suco, acompanhados por uma pequena quantidade de azeite extravirgem e em temperatura mais baixa.

Então são processos muito parecidos com o salteado. Mas com diferenças de temperatura. Então ao refogar, cozinhe em fogo baixo. Mas sem realmente dourar os alimentos.

Saltear

Esta também é uma técnica para cozinhar com azeite. Mas agora em temperaturas mais elevadas e por um tempo mais curto.

Por isso, aplicamos este processo em alimentos que requerem pouco cozimento ou que demandam um pré-preparo. É o exemplo dos camarões, mariscos descascados ou da vagem.

Assar

Técnica de cocção baseada no cozimento em ambiente fechado aplicando calor seco, azeite extravirgem e, eventualmente, uma pequena quantidade de elemento úmido ou líquido.

Então não existe exemplo mais conhecido desta técnica do que o tradicional frango assado.

O cozimento com azeite de oliva no forno garante alimentos crocantes por fora e macios por dentro.
Cozinhar com azeite de oliva no forno garante alimentos crocantes por fora e macios por dentro.

Confitar

Nesta técnica, você vai cozinhar com azeite em uma temperatura muito baixa, mergulhando os alimentos crus em um mix de azeite com condimentos e especiarias.

Dessa forma, o resultado é uma textura mais macia. Um exemplo claro desse preparo é o bacalhau ou tomate cereja confitado.

Bons azeites influem no resultado final

As técnicas culinárias que ensinamos neste artigo hoje são conhecimentos básicos que podem ajudar em seu dia a dia na cozinha. Pois certamente você já deve ter usado muitos deles, mesmo sem saber.

Agora que você já conhece os principais, vá em frente e pratique. Você vai surpreender a todos com técnicas incríveis e pratos deliciosos. Ainda mais se utilizar um azeite extravirgem fresco e de qualidade nos preparos.

 O Olibi tem baixíssima acidez e altos índices de polifenóis – garantia de sabor e saúde de sobra.
O Olibi tem baixíssima acidez e altos índices de polifenóis – garantia de sabor e saúde de sobra ao cozinhar com azeite de oliva.

Por isso visite agora mesmo nossa loja online e garanta seu Olibi – entregue com todo cuidado e carinho diretamente em sua casa!

Compartilhe

Nelio Weiss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.