25 maio, 2020
Conservação de alimentos em azeite: conheça a técnica e seus benefícios
A conservação de alimentos em azeite extravirgem não é exatamente uma novidade gastronômica. Muito pelo contrário. Pois antigamente não contávamos com geladeiras, freezers e câmaras frigoríficas.
Por isso, manter legumes, carnes e frutas próprios para consumo por mais tempo exigia uma dose de criatividade. Por isso, a conservação de alimentos em azeite extravirgem e outros óleos foi muito usada pelas donas de casa.

Além disso, empregavam-se processos como a cura (com sal, açúcar, vinagre ou fumaça) e a secagem, entre outros.
Mas mesmo com todos os recursos tecnológicos disponíveis nos dias de hoje, a conservação de alimentos em azeite continua sendo empregada em cozinhas de todo o mundo. Dessa forma, ajuda a aproveitar seus benefícios por mais tempo.
A técnica também pode ser de grande ajuda na hora de manter uma alimentação saudável e balanceada! Siga na leitura e saiba mais.
Por que praticar a conservação de alimentos em azeite extravirgem?
No período a.G. (antes da Geladeira), os meses de verão eram talvez a época mais movimentada do ano. Pois era quando as pessoas passavam horas enchendo frascos de conservas para preservar e armazenar suas colheitas e compras.
Atualmente, os recursos são mais variados – além da refrigeração, é possível alimentar-se bem com o suporte dos supermercados e serviços de delivery. Mas existe um prazer especial em estar pessoalmente envolvido no processo de produzir um alimento.
Não apenas você pode fazer suas próprias receitas. Mas a conservação de alimentos em azeite permite a criação de deliciosos presentes caseiros, que sua família e amigos podem desfrutar.

Além disso, você pode evitar desperdícios. Pois as sobras das ervas da receita de hoje, conservadas em azeite e congeladas, podem dar um toque especial ao assado de amanhã. Além de ainda fazer bem para seu orçamento doméstico!
Como a conservação de alimentos em azeite funciona?
A preservação dos alimentos ocorre quando o oxigênio e os microrganismos são impedidos de chegar aos alimentos. Por isso, o azeite é um conservante natural. Pois ele ajuda a evitar a deterioração, isolando os alimentos do ar. Além de fornecer uma vedação que pode atrasar a oxidação.
Tudo bem, há um raciocínio um pouco mais científico do que isso. Mas essa é a essência geral de como a comida é mantida em ótimas condições por um período muito longo. Estamos falando de anos, como no caso de alimentos enlatados, por exemplo.

Você pode utilizar essa técnica de a conservação de alimentos em azeite em:
- Tomates secos
- Alcachofras
- Pimentões
- Berinjelas
- Cogumelos
- Queijo de cabra
- Manjericão
- Limões
- Sardinhas
- Atum
- Chouriço
- Lombo de porco
Embora a combinação entre alho e azeite extravirgem seja muito comum na cozinha, não se deve usar alho conservado em azeite.
O motivo disso é o grande número de casos de botulismo já reportados. Casos estes em decorrência da reação química que o alho provoca quando depositado no azeite por longos períodos.
Se você quiser ter em sua dispensa um azeite aromatizado, procure por versões como a que você encontra em nosso kit de azeites aromatizados. Pois são seguros, produzidos de acordo com normas técnicas e saborosos.
Dicas de segurança para a conservação de alimentos em azeite extravirgem
Lembre-se de que os métodos para conservar no azeite podem variar de acordo com o armazenamento. Pois os alimentos devem ser mantidos por um curto período:
- Na geladeira (por exemplo, 2-3 semanas),
- No congelador (por até 12 meses),
- À temperatura ambiente em uma despensa ou armário (por 1 a 2 anos ou mais).
Os alimentos armazenados em temperatura ambiente requerem cozimento prévio (fervendo em água salgada ou soluções de vinagre). Assim podem preservar os alimentos com segurança e garantir a sua saúde. Além disso, é importante observar alguns cuidados:
- Legumes conservados em azeite requerem cuidados na preparação. Eles devem estar maduros e livres de manchas;
- Depois de lavar os vegetais, verifique se estão bem secos
- Cozinhe os legumes em panelas de aço inoxidável (ou não reativas), já que o vinagre deve ser usado na preparação.
- Verifique se suas ferramentas e recipientes estão limpos e secos
- Use recipientes de vidro para armazenamento com tampas que vedem bem
- Acondicione os alimentos nos recipientes e depois cubra completamente com azeite extravirgem.
- Certifique-se de que nenhum alimento esteja fora da cobertura do azeite. Pois ele funciona como uma selagem
- Cubra bem e guarde em locais livre de umidade e luz.
Além disso, certifique-se de tomar cuidado com a higiene dos utensílios. Esta é uma regra que vale em todas as técnicas de armazenamento e preservação de alimentos,
Se a tampa estiver abaulada ou o pote vazar de alguma forma, ele não foi selado corretamente. Assim, o alimento pode ter sofrido algum tipo de contaminação. Nestes casos, é sempre melhor prevenir do que remediar. Por isso descarte as conservas se notar algum desses sinais.
Azeite extravirgem: suporte para uma alimentação mais saudável
A conservação de alimentos em azeite é uma técnica antiga, testada e comprovada, que proporciona bons resultados para as conservas. Sejam aquelas consumidas imediatamente ou bem no futuro.
Para isso, invista em produtos de qualidade, azeite extravirgem fresco. Dê preferência aos nacionais, como o Olibi, que ficam armazenados por menos tempo. Busque também os de baixa acidez. Assim você pode saborear produtos sazonais durante todo o ano!

Garanta hoje mesmo seu Olibi: CLIQUE e acesse nossa loja online.
Nelio Weiss