Conservação de alimentos em azeite: conheça a técnica e seus benefícios

Compartilhe

Antigamente, antes do surgimento das geladeiras, freezers e câmaras frigoríficas, manter legumes, carnes e frutas próprios para consumo por mais tempo exigia uma dose de criatividade – e foi assim que surgiu a conservação de alimentos em azeite extravirgem e outros óleos.

A conservação de alimentos em azeite extravirgem ajuda a garantir uma alimentação mais saudável o ano todo.
A conservação de alimentos em azeite extravirgem ajuda a garantir uma alimentação mais saudável o ano todo.

Além disso, empregavam-se processos como a cura (com sal, açúcar, vinagre ou fumaça) e a secagem, entre outros. Mas mesmo com todos os recursos tecnológicos disponíveis nos dias de hoje, a conservação de alimentos em azeite continua sendo empregada em cozinhas de todo o mundo e ajuda a aproveitar seus benefícios por mais tempo. 

A técnica também pode ser de grande ajuda na hora de manter uma alimentação saudável e balanceada! Siga na leitura e saiba mais.

Por que praticar a conservação de alimentos em azeite extravirgem?

No período a.G. (antes da Geladeira), os meses de verão eram talvez a época mais movimentada do ano, quando as pessoas passavam horas enchendo frascos de conservas para preservar e armazenar suas colheitas e compras.

Embora hoje os recursos sejam mais variados – além da refrigeração, é possível alimentar-se bem com o suporte dos supermercados e serviços de delivery – existe um prazer especial em estar pessoalmente envolvido no processo de produzir um alimento.

Não apenas você pode fazer suas próprias receitas, mas a conservação de alimentos em azeite permite a criação de deliciosos presentes caseiros, que sua família e amigos podem desfrutar.

Conservas de tomate cereja, alho e outros alimentos podem ser um presente especial e deixar receitas ainda mais especiais.

Além disso, você pode evitar desperdícios: as sobras das ervas da receita de hoje, conservadas em azeite e congeladas, podem dar um toque especial ao assado de amanhã – e ainda fazer bem para seu orçamento doméstico!

Como a conservação de alimentos em azeite funciona?

A preservação dos alimentos ocorre quando o oxigênio e os microrganismos são impedidos de chegar aos alimentos. O azeite é um conservante natural: ele ajuda a evitar a deterioração, isolando os alimentos do ar e fornecendo uma vedação que pode atrasar a oxidação.

Tudo bem, há um raciocínio um pouco mais científico do que isso, mas essa é a essência geral de como a comida é mantida em ótimas condições por um período muito longo (estamos falando de anos, como no caso de alimentos enlatados, por exemplo).

Alimentos enlatados, conservados em azeite, podem ser armazenados por muitos anos.
Alimentos enlatados e conservados em azeite podem ser armazenados por muitos anos.

Você pode utilizar essa técnica de a conservação de alimentos em azeite em:

  • Tomates secos
  • Alcachofras
  • Pimentões
  • Berinjelas
  • Cogumelos
  • Queijo de cabra
  • Manjericão
  • Limões
  • Sardinhas
  • Atum
  • Chouriço
  • Lombo de porco

Embora a combinação entre alho e azeite extravirgem seja muito comum na cozinha, não se deve usar alho conservado em azeite.

O motivo disso é o grande número de casos de botulismo já reportados em decorrência da reação química que o alho provoca quando depositado no azeite por longos períodos.

Se você quiser ter em sua dispensa um azeite aromatizado, procure por versões como a que você encontra em nosso kit de azeites aromatizados, que são seguros e saborosos.

Dicas de segurança para a conservação de alimentos em azeite extravirgem

Lembre-se de que os métodos para conservar no azeite podem variar de acordo com o armazenamento: os alimentos devem ser mantidos por um curto período na geladeira (por exemplo, 2-3 semanas), no congelador (por até 12 meses) ou à temperatura ambiente em uma despensa ou armário (por 1 a 2 anos ou mais).

Os alimentos armazenados em temperatura ambiente requerem cozimento prévio (fervendo em água salgada ou soluções de vinagre) para preservar os alimentos com segurança e garantir a sua saúde. Além disso, é importante observar alguns cuidados:

  • Legumes conservados em azeite requerem cuidados na preparação. Eles devem estar maduros e livres de manchas;
  • Depois de lavar os vegetais, verifique se estão bem secos
  • Cozinhe os legumes em panelas de aço inoxidável (ou não reativas), já que o vinagre deve ser usado na preparação.
  • Verifique se suas ferramentas e recipientes estão limpos e secos
  • Use recipientes de vidro para armazenamento com tampas que vedem bem
  • Acondicione os alimentos nos recipientes e depois cubra completamente com azeite extravirgem.
  • Certifique-se de que nenhum alimento esteja fora da cobertura do azeite, pois ele funciona como uma selagem
  • Cubra bem e guarde em locais livre de umidade e luz.

Como em todas as técnicas de armazenamento e preservação de alimentos, certifique-se de tomar cuidado com a higiene dos utensílios. 

Se a tampa estiver abaulada ou o pote vazar de alguma forma, ele não foi selado corretamente e o alimento pode ter sofrido algum tipo de contaminação. Nestes casos, é sempre melhor prevenir do que remediar – por isso descarte as conservas se notar algum desses sinais.

Azeite extravirgem: suporte para uma alimentação mais saudável 

A conservação de alimentos em azeite é uma técnica antiga, testada e comprovada, que proporciona bons resultados ​​para as conservas – sejam aquelas consumidas imediatamente ou bem no futuro.

Para isso, invista em produtos de qualidade, azeite extravirgem fresco (dê preferência aos nacionais, como o Olibi, que ficam armazenados por menos tempo) e de baixa acidez. Assim você pode saborear produtos sazonais durante todo o ano!

Utilizar um produto de qualidade torna a conservação de alimentos  em azeite extravirgem segura, saudável e muito mais saborosa.
Utilizar um produto de qualidade torna a conservação de alimentos em azeite extravirgem segura, saudável e muito mais saborosa.

Para saber mais sobre alimentação saudável e dicas para extrair o melhor de seus alimentos, siga a Olibi nas redes sociais.

Garanta hoje mesmo seu Olibi: CLIQUE e acesse nossa loja online.


Compartilhe
No Comments

Post A Comment