05 mar, 2020
Tudo o que você precisa saber sobre a acidez do azeite
Você sabia que o nível de acidez do azeite é um parâmetro extremamente importante para determinar o seu nível de qualidade?

garante mais qualidade para você e sua família.
Essa é uma informação bastante útil para se ter em mãos na hora de comprar sua próxima garrafa de azeite. Ou de preparar receitas incríveis para amigos e familiares. Então siga na leitura com a gente para saber mais!
Confusão entre acidez e sabor do azeite
Muitas pessoas tendem a confundir a acidez com a intensidade do sabor do azeite. Independentemente de esses sabores serem agradáveis ou não. Por isso, os especialistas acreditam que a confusão se deve a duas razões:
- Porque as pessoas confundem a acidez com um dos gostos básicos – doce, salgado, ácido (azedo) e amargo. Na realidade, eles não estão relacionados. Vale esclarecer que a acidez, como parâmetro de qualidade, não pode ser detectada pela degustação;
- Porque, apesar de considerar a acidez um parâmetro de qualidade aplicável apenas aos azeites extravirgens, a indústria o utilizou no passado nos rótulos dos azeites em geral. Especialmente naqueles que são misturas de azeites refinados com os extravirgens.
Assim, quanto mais refinado o azeite for, menor acidez e sabor ele terá, já que o azeite refinado não possui sabor nem acidez.

A acidez do azeite não pode ser observada através do sabor ou da cor do produto.
O que é de fato a acidez do azeite?
Vamos começar do início: o nível de acidez de uma azeitona em seu estado original é zero. O azeite é produzido de forma completamente natural no interior da azeitona, graças à produção dos triglicerídeos.
Então cada um desses triglicerídeos é composto por uma molécula de glicerol e três ácidos graxos. Este composto químico pode ser encontrado em todo e qualquer óleo vegetal.
Chamamos de óleos triglicerídeos quando estão no estado líquido. Quando, durante a produção do azeite, ocorre qualquer tipo de alteração, a união entre os ácidos graxos e o glicerol se decompõe. Isso faz com que os ácidos graxos sejam liberados e, como consequência, a qualidade do óleo diminui.
Então o grau da acidez de um azeite refere-se à quantidade de ácidos graxos livres contidos nele. Ou seja, a quantidade de ácidos graxos que foram liberados/rompidos da molécula de glicerol.
Então quanto menor é a acidez do azeite, menor é a atividade enzimática. Mas por que isso interfere na qualidade de produto? – você deve estar se perguntando. A resposta está no próximo tópico.
Por que a acidez é importante?
O nível inicial de acidez em um azeite é zero. Os óleos triglicerídeos são produzidos dentro da fruta naturalmente.
Mas é durante o processo de produção do azeite que os ácidos graxos são liberados. Então isso aumenta seu nível de acidez. Esse índice está diretamente ligado à baixa qualidade dos frutos e condições inadequadas do processo.
Assim, ao procurar opções saudáveis e de qualidade para você e para a sua família, uma das regras básicas para a compra de um bom produto é escolher aquele com o menor nível de acidez.
Além disso, menor acidez também significa que a fruta sofreu menos danos. Assim oferecendo um volume maior de nutrientes. Bem como uma maior quantidade de polifenóis. Estes são os antioxidantes presentes no azeite.
Em resumo: quanto menor a acidez, mais o azeite faz bem para a sua saúde.
Como classificamos o azeite de acordo com a acidez?
Agora que sabemos o que é a acidez do azeite, vamos classificar os diferentes tipos de acordo com a acidez.
- Azeites extravirgens: acidez igual ou inferior a 0,9% – como o Olibi
- Azeites virgens: acidez igual ou inferior a 2%
- Quando um azeite tem mais de 2% de acidez, não é indicado para consumo porque o sabor e o cheiro podem ser muito desagradáveis. Por esse motivo, eles são chamados de óleos lampantes.
Agora que você já sabe o que significa tudo isso, pode comprar seu próximo azeite com muito mais segurança. Além da certeza de que vai levar um produto de boa qualidade para casa! Nossa dica, claro, é o Olibi, que tem apenas 0,09% de acidez.

Mas, se você quiser, a Olibi entrega tudo em sua casa: clique aqui e acesse nossa loja virtual para garantir azeites, azeitonas e outros produtos de altíssima qualidade!
Nelio Weiss
1 Comentários
Moézio
12/30/2022
Muito importante esse artigo sobre a acidez dos azeites
Parabéns