Tudo o que você precisa saber sobre a acidez do azeite

Compartilhe

Você sabia que o nível de acidez do azeite é um parâmetro extremamente importante para determinar o seu nível de qualidade?

Saber escolher o melhor produto, de acordo com a acidez do azeite,
garante mais qualidade para você e sua família.

Essa é uma informação bastante útil para se ter em mãos na hora de comprar sua próxima garrafa de azeite ou de preparar receitas incríveis para amigos e familiares. Então siga na leitura com a gente para saber mais!

Confusão entre índice de acidez do azeite e sabor

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a acidez do azeite. Isso acontece porque quase todo mundo tende a confundir a acidez com a intensidade do sabor do azeite, independentemente de esses sabores serem agradáveis ​​ou não. Os especialistas acreditam que a confusão se deve a duas razões:

1) Porque as pessoas confundem a acidez com um dos gostos básicos – doce, salgado, ácido (azedo) e amargo. Na realidade, eles não estão relacionados. Vale esclarecer que a acidez do azeite, como parâmetro de qualidade, não pode ser detectada pela degustação;

2) Porque, apesar de considerar a acidez um parâmetro de qualidade aplicável apenas aos azeites extravirgens, a indústria o utilizou no passado nos rótulos dos azeites em geral – especialmente naqueles que são misturas de azeites refinados com os extravirgens. Assim, quanto mais refinado o azeite for, menor acidez e sabor ele terá, já que o azeite refinado não possui sabor nem acidez.


A acidez do azeite não pode ser observada através do sabor ou da cor do produto.

O que é de fato a acidez do azeite?

Vamos começar do início: o nível de acidez de uma azeitona em seu estado original é zero. O azeite é produzido de forma completamente natural no interior da azeitona, graças à produção dos triglicerídeos.

Cada um desses triglicerídeos é composto por uma molécula de glicerol e três ácidos graxos. Este composto químico pode ser encontrado em todo e qualquer óleo vegetal.

Chamamos de óleos triglicerídeos quando estão no estado líquido. Quando, durante a produção do azeite, ocorre qualquer tipo de alteração, a união entre os ácidos graxos e o glicerol se decompõe. Isso faz com que os ácidos graxos sejam liberados e, como consequência, a qualidade do óleo diminui.

Então o grau da acidez do azeite refere-se à quantidade de ácidos graxos livres contidos no azeite, ou seja, a quantidade de ácidos graxos que foram liberados/rompidos da molécula de glicerol.

Quanto menor é a acidez do azeite, menor é a atividade enzimática. Mas por que isso interfere na qualidade de produto? – você deve estar se perguntando. A resposta está no próximo tópico.

Por que a acidez do azeite é importante?

O nível inicial de acidez do azeite é zero. Os óleos triglicerídeos são produzidos dentro da fruta naturalmente e, durante o processo de produção do azeite, os ácidos graxos são liberados – o que aumenta seu nível de acidez. Esse índice está diretamente ligado à baixa qualidade dos frutos e condições inadequadas do processo.

Assim, ao procurar opções saudáveis e de qualidade para você e para a sua família, uma das regras básicas para a compra de azeite é escolher aquele com o menor nível de acidez.

Além disso, menor acidez também significa que a fruta sofreu menos danos, oferecendo um volume maior de nutrientes e também uma maior quantidade de polifenóis, que são os antioxidantes presentes no azeite. Em resumo: quanto menor a acidez do azeite, melhor para a sua saúde.

Como classificamos o azeite de acordo com a acidez?

Agora que sabemos o que é a acidez do azeite, vamos classificar os diferentes tipos de azeite de acordo com a acidez.

  • Azeites extravirgens: acidez igual ou inferior a 0,9% – como o Olibi
  • Azeites virgens: acidez igual ou inferior a 2%
  • Quando um azeite tem mais de 2% de acidez, não é indicado para consumo porque o sabor e o cheiro podem ser muito desagradáveis. Por esse motivo, eles são chamados de óleos lampantes.

Agora que você já sabe o que significa a acidez do azeite, pode comprar seu próximo azeite com muito mais segurança e certeza de que vai levar um produto de boa qualidade para casa!

Nossa dica, claro, é o Olibi, que tem apenas 0,09% de acidez.

Mas, se você quiser, a Olibi entrega tudo em sua casa: clique aqui e acesse nossa loja virtual para garantir azeites, azeitonas e outros produtos de altíssima qualidade!


Compartilhe
No Comments

Post A Comment