Azeite com alto teor de polifenóis faz bem para a saúde?

Compartilhe

O azeite de oliva – especialmente o extravirgem – tem a reputação de ser muito mais saudável do que outros tipos de óleos. Então isso vale até para o óleo de canola, soja, semente de uva, abacate e coco.

Azeite com alto teor de polifenóis: fonte de gordura saudável para a sua alimentação.
Azeite com alto teor de polifenóis: fonte de gordura saudável para a sua alimentação.

Mas você sabe por quê? O segredo é o seu alto teor de polifenóis. Todo azeite de oliva extravirgem tem alguns polifenóis. Porém, certos tipos têm níveis de polifenóis muito mais altos do que os demais.

Entenda melhor a importância do alto teor de polifenóis em um azeite e como saber identificá-lo nas prateleiras do seu empório preferido neste artigo.

Primeiro, o que são polifenóis?

Polifenóis são um tipo de composto bioativo, ou molécula química natural, presente em pequenas quantidades em alimentos vegetais, como:

  • Uvas,
  • Chá,
  • Chocolate,
  • Nozes,
  • Azeitonas.

A maioria dos compostos polifenóis tem efeitos benéficos para a saúde, graças às suas propriedades antioxidantes. Tanto que algumas pesquisas já demonstraram seus efeitos protetores contra o estresse oxidativo. Trata-se de um tipo de estresse fisiológico que pode causar mutações no DNA. Dessa forma, pode levar a problemas como:

  • Câncer,
  • Diabetes,
  • Doenças cardíacas,
  • Distúrbios neurodegenerativos, como o Alzheimer.

Alguns tipos de polifenóis, incluindo hidroxitirosol, tirosol, oleuropeína, oleaceina e oleocantal, são particularmente potentes em azeitonas.

Então isso significa que também estão presentes em um azeite de oliva de alta qualidade. Mas como entender essa classificação? Saiba mais no próximo tópico.

O que é azeite com alto teor de polifenóis?

O azeite alto teor de polifenóis é o tipo extravirgem que contém uma alta porcentagem dos polifenóis / compostos fenólicos mencionados acima.

Mas o que exatamente é considerado um alto teor? Especialistas afirmam que essa classificação engloba pelo menos 5 mg de hidroxitirosol (e seus derivados, incluindo oleuropeína e tirosol) por 1,5 colher de sopa (20g) de azeite.

Mas como saber se um azeite atinge esse limite de polifenol? Um bom indício é checar se esta informação consta no rótulo do seu azeite. Porém, testar os níveis de polifenol pode ser bastante caro. Portanto é bastante raro encontrar produtores que possuam esta certificação.

Mas existe um caminho mais fácil (e saboroso) para obter essa informação: é possível identificá-lo através do paladar. Um azeite com alto teor de polifenóis tem um sabor vibrante e um final picante, bem estimulante.

Além disso, é possível entender se você tem um azeite com altos índices de polifenóis em mãos observando alguns pontos – confira a seguir.

Fatores que determinam o alto teor de polifenóis no azeite

Existem diversos pontos que influenciam os níveis de polifenóis de um azeite. Aqui estão alguns dos principais para ter em mente:

Quando as azeitonas foram colhidas

Quanto mais cedo elas forem colhidas, maior será o seu teor de polifenóis. Acredita-se que o azeite de oliva extravirgem produzido somente com azeitonas verdes tenha uma maior concentração de antioxidantes e outros compostos bioativos. Especialmente se comparados com aqueles feitos de azeitonas totalmente maduras.

Azeitonas verdes colhidas precocemente são a chave para um azeite com alto teor de polifenóis.
Azeitonas verdes colhidas precocemente são a chave para um azeite com alto teor de polifenóis.

O sabor pode ser a chave: azeites feitos de azeitonas maduras serão mais suaves e amanteigados. Já o azeite produzido com azeitonas de colheita precoce tem um certo amargor e uma picada picante. Você poderá senti-la na parte de trás de sua garganta.

Que tipos de azeitonas foram usadas

Algumas variedades de azeitonas naturalmente possuem mais polifenóis do que outras. Estas são algumas das variedades de com alto teores do composto:

  • Koroneiki,
  • Picual,
  • Moraiolo,
  • Coratina,
  • Missão,
  • Picholine,
  • Manzanilla

Como você armazena seu azeite

Lembre-se: ao comprar um azeite com alto teor de polifenóis, a coisa mais importante que você pode fazer para preservar suas propriedades é armazená-lo corretamente.

Isso significa mantê-lo em um local fresco e escuro, longe do calor do fogão. Além disso, o azeite não tem uma validade ilimitada. Por isso use-o dentro de um mês ou três após a abertura da garrafa (um bom conselho para qualquer azeite).

Quais são os benefícios do azeite rico em polifenóis?

O azeite de oliva extravirgem já traz muitos benefícios para a saúde. Porém, a versão com alto teor de polifenóis é ainda mais imbatível quando se trata de combater doenças crônicas e outros problemas de saúde.

Algumas pesquisas sugerem que os azeites ricos em polifenóis proporcionam:

  • Níveis mais baixos de colesterol,
  • Redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer,
  • Diminuição da pressão sanguínea,
  • Mais saúde para o cérebro e incremento da função cognitiva,
  • Suporte para uma saúde mental mais elevada – algo essencial em tempos de pandemia,
  • Minimização de inflamações e dores,
  • Melhoria da saúde do microbioma intestinal,
  • Estímulo à perda de peso e muito mais.

Além disso, índices altos de polifenóis não tornam só o azeite mais saudável – ele também se torna mais estável. Afinal, os antioxidantes retardam o processo de oxidação natural. 

Então isso significa que um azeite com alto teor de polifenóis tem um prazo de validade um pouco maior do que outros azeites de supermercado.

O Olibi Safra 2021 vem aí!

Se você quer garantir um azeite com altos níveis de polifenóis, o Olibi é uma grande opção.

Contagem regressiva para o lançamento da nova safra: um azeite com alto teor de polifenóis.
Contagem regressiva para o lançamento da nova safra: um azeite com alto teor de polifenóis.

Produzido apenas com azeitonas verdes, colhidas nos primeiros momentos da temporada, o Olibi Safra 2021 será um azeite intenso, de características sensoriais bem marcantes. Entre elas, uma picância bem acentuada – que indica um alto índice de polifenóis.

A nova safra será lançada em poucos dias. Por isso fique de olho em seus e-mails e em nossas redes sociais: você vai saber em primeira mão sobre o Olibi Safra 2021!


Compartilhe
No Comments

Post A Comment