Comprar azeite: 5 erros que você deve evitar

Compartilhe

Comprar azeite pode ser um desafio. Afinal, um bom azeite é como ouro líquido: pode transformar mesmo os alimentos mais simples em uma refeição incrível. Basta pensar aqui naquele pão fresquinho, ainda quente. Ou naqueles legumes grelhados rapidamente na frigideira.

Por isso, comprar azeite requer uma dose de atenção e cuidado. É preciso um pouco mais do que simplesmente colocar a garrafa mais bonita da prateleira no seu carrinho.

Comprar azeite vai além das belas embalagens nas prateleiras de seu empório preferido.
Comprar azeite vai além das belas embalagens nas prateleiras de seu empório preferido.

Inclusive, você já deve ter visto na mídia muitas matérias sobre azeites falsificados. Além disso, ainda existe o famoso mito sobre o “azeite importado”.

Por isso listamos aqui alguns dos erros que você pode cometer quando estiver comprando sua próxima garrafa de azeite de oliva extra virgem. Confira a seguir e garanta um produto de qualidade, que vai trazer mais sabor e saúde para você e sua família!

1) Comprar azeite importado achando que é sempre melhor que o local

Durante muitos anos, acreditou-se que o solo brasileiro não era capaz de produzir azeite de qualidade. Então o único tipo de azeite que existia era o importado. Hoje já sabemos que isso é um grande equívoco, nascido na época de nossa colonização. Pois já existem inúmeros azeites nacionais de altíssima qualidade, como o Olibi.

Mas embora existam de fato azeites importados incríveis, produzidos em diversas regiões do mundo, é preciso ter cuidado.

O primeiro ponto de atenção é o tempo entre o azeite ser engarrafado e ele chegar às prateleiras do seu empório preferido. É preciso pensar também em suas condições de armazenamento, da origem até o Brasil. Por fim, é preciso garantir que o azeite ali contido é de fato azeite extravirgem.

Dica: na dúvida, prefira comprar azeite nacional. São mais frescos, muitos já possuem qualificação internacional. Além disso, é mais fácil checar a procedência e até conhecer o produtor pessoalmente.

2) Acreditar que azeites de coloração mais escura são de melhor qualidade

Azeites bons podem ser encontrados em todos os tons e matizes, do verde relvado e dourado ao mel claro ou palha.

Comprar azeite de qualidade vai além da sua cor - é preciso atentar-se à acidez e outras características.
Comprar azeite de qualidade vai além da sua cor – é preciso atentar-se à acidez e outras características.

Uma curiosidade: na verdade, os provadores oficiais usam copos coloridos nas degustações. O cuidado é para não se deixar levar em favor de azeites mais verdes. O sabor e o aroma do azeite são o que realmente atestam a sua qualidade.

A coloração escura só é um indicativo de qualidade quando está no material de que é feita sua embalagem. Isso porque garrafas mais escuras ou de materiais opacos, como a cerâmica, ajudam a proteger seu azeite da luz. Isso evita que ele se oxide mais rápido e ainda protege suas propriedades por mais tempo.

Então ao comprar azeite, busque aqueles de garrafas escuras, como o Olibi. Deixe a coloração de lado e verifique se ele tem aroma frutado e sabor amargo. Estes são indicadores de um azeite de oliva extravirgem de boa qualidade – algo que você pode encontrar na safra 2021 do Olibi.

3) Quanto mais velho for o azeite, melhor – certo? Errado: isso é um mito

Ao contrário do vinho, os azeites envelhecidos são considerados inferiores. Por quê? Basta lembrar que as azeitonas são frutas. Como todo suco de frutas, o azeite de oliva também tem seu melhor desempenho enquanto ainda está fresco.

Todo azeite também contém compostos altamente voláteis, que se degeneram com o tempo. Por isso, é sempre melhor comprar azeite da safra atual. E consumi-lo entre três a seis meses – uma garrafa aberta por longos períodos pode fazer o azeite oxidar, prejudicando sua qualidade.

4) Cuidado com a data de validade

Indo um pouco mais fundo no tópico anterior, é importante dar atenção à data de validade do seu azeite.

Embora as datas de validade informem um período de dois ou três anos, lembre-se de que estas datas às vezes são determinadas apenas pela data de engarrafamento. E não necessariamente pela data ou ano de colheita.

Por isso, verifique sempre essa informação no rótulo antes de comprar azeite no empório mais próximo. Se você vai comprar pela internet, pode sempre checar com o produtor antes de fechar negócio.

5) Pensar que todos os azeites têm o mesmo sabor

Se você tem o hábito de só comprar azeite em supermercados, provavelmente nunca experimentou a extraordinária diversidade de sabores proporcionada pelos melhores azeites artesanais.

Comprar azeites artesanais garante mais sabor e um padrão de qualidade único.
Comprar azeites artesanais garante mais sabor e um padrão de qualidade único.

A questão é que os azeites de oliva comuns do mercado de massa vendem em um volume alto.  Por isso, costumam combinar azeitonas de qualidade inferior, de muitas fazendas e diferentes regiões de cultivo. Com isso, é difícil ter muita atenção à compatibilidade de sabores.

Por isso, o resultado normalmente é um perfil de sabor opaco e sem vida. Por outro lado, os produtores de azeite artesanal, como o Olibi, criam seus azeites a partir de azeitonas cultivadas em suas fazendas.

Esses profissionais dedicados são comprometidos com a perfeição do sabor de cada tipo diferente de azeitona. Isso torna suas criações premium tão ricas, complexas e distintas quanto os melhores vinhos.

Diferentes azeitonas produzem azeites de diferentes complexidades

Algumas variedades de azeitonas possuem naturalmente um sabor vibrante e picante. Esses azeites são audaciosamente ousados ​​e combinam magnificamente com um belo rosbife ou cordeiro grelhado.

Já alguns azeites artesanais são produzidos com azeitonas que produzem nuances mais suaves e delicadas. Eles complementarão perfeitamente – sem tirar o sabor – seu delicado linguado assado no papillote.

Ainda temos outras variedades de azeitonas que produzem naturalmente um azeite mais “verde”, mais herbáceo. Perfeito para transformar sua salada de verduras e vegetais com aquele sabor fresco da natureza, que é de tirar o fôlego.

Comprar azeite premium pode ser mais fácil do que você imagina

Descobrir e desfrutar dessas diferenças surpreendentes em azeites de oliva artesanais não é apenas divertido. Como qualquer chef pode afirmar a você, é uma excelente oportunidade de elevar seus pratos favoritos a novos patamares de sabor e satisfação.

Fazer boas escolhas ao comprar azeite é o que garante qualidade e saúde para você e toda a família.
Fazer boas escolhas ao comprar azeite é o que garante qualidade e saúde para você e toda a família.

Então se você quer comprar azeite premium, certificado e produzido com as melhores práticas ambientais e sociais, escolha o Olibi. Um azeite intenso, de características sensoriais bem marcantes, picância bem acentuada e um alto índice de polifenóis. Perfeito para levar suas receitas a um novo nível de saúde e sabor.

Acesse já nossa loja online e garanta o seu!


Compartilhe
No Comments

Post A Comment