20 mar, 2023

As vantagens de consumir o azeite brasileiro

Você já parou para analisar as vantagens de consumir o azeite brasileiro? Sim, alguns dos azeites portugueses, gregos e chilenos são mesmo espetaculares. Mas algumas características do produto nacional são únicas e merecem sua atenção.

O azeite brasileiro concentra características únicas e muito especiais.

Quer entender melhor sobre o tema e conhecer a fundo todos os benefícios de consumir o azeite produzido localmente? Então siga na leitura para saber mais!

Vantagens de consumir o azeite brasileiro produzido na Mantiqueira

Apesar de o azeite ser conhecido principalmente por ser produzido em países como Itália, Espanha e Grécia, o Brasil tem investido na produção de azeites de qualidade.

Isso vale especialmente para os azeites produzidos na Serra da Mantiqueira, que têm recebido destaque no mercado nacional e internacional.

Muito deste reconhecimento se deve ao fato de o azeite brasileiro apresentar um sabor único, resultado da combinação dos diferentes tipos de olivas cultivados em solo nacional. Bem como das técnicas de produção utilizadas.

O Azeite brasileiro é premiado em todo o mundo e se destaca no cenário internacional.

Os azeites produzidos na Serra da Mantiqueira – como o Olibi, por exemplo – são conhecidos pelo aroma frutado, além das notas de nozes e amêndoas.

Além disso, o clima da região, com invernos frios e verões quentes, é favorável para a produção de azeites de qualidade.

Frescor: uma das vantagens de consumir o azeite brasileiro

Além de ser uma opção saudável e saborosa, o azeite brasileiro possui diversas vantagens em relação aos importados.

Uma das principais vantagens é o frescor do azeite. Enquanto os importados podem levar meses para chegar ao mercado brasileiro, o azeite nacional é produzido e comercializado com rapidez.

O Olibi é referência em padrão de qualidade premium e produção em parceria com o meio ambiente.

Afinal, o azeite importado costuma ser envasado e armazenado por longos períodos, o que pode prejudicar sua qualidade. Já o azeite produzido na Serra da Mantiqueira é processado rapidamente após a colheita das azeitonas.

Dessa forma, é possível garantir que o consumidor tenha acesso rápido a um produto mais fresco, saboroso e de alta qualidade. 

O papel do azeite nacional na economia brasileira

A produção de azeite tem ganhado cada vez mais espaço na economia brasileira. Com isso, impulsiona a geração de empregos e contribui para a diversificação da agricultura familiar no país.

Atualmente, os principais estados produtores de azeite no Brasil são Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, com destaque para a região da Serra da Mantiqueira. Como o Olibi, produzido em Aiuruoca, Sul de Minas, no coração da Mantiqueira.

Além disso, a produção de azeite brasileiro tem conquistado reconhecimento internacional. Especialmente na Europa, onde o azeite é um produto tradicional e de grande importância econômica.

Assim, o bom desempenho do azeite nacional em competições internacionais fortalece a imagem do país como produtor de alimentos de qualidade.

Outra das vantagens de consumir o azeite brasileiro é a contribuição para a adoção de práticas sustentáveis na agricultura, como o uso de adubos orgânicos, a preservação das áreas de mata nativa e a utilização de sistemas de irrigação eficientes.

Essas práticas contribuem para a redução do impacto ambiental e para a produção de alimentos mais saudáveis. Saiba mais a seguir.

Padrões rígidos de qualidade estão entre as vantagens de consumir o azeite brasileiro

Além disso, o azeite brasileiro é produzido com rigorosos padrões de qualidade e sustentabilidade.

A Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, concentra alguns dos principais produtores de azeite brasileiro.

Hoje muitas das empresas produtoras adotam práticas de cultivo orgânico e utilizam métodos de produção que respeitam o meio ambiente e a biodiversidade.

Muitos dos produtores da Serra da Mantiqueira, por exemplo, têm investido em práticas sustentáveis, como:

  • Utilização de sistemas de irrigação por gotejamento
  • Uso de adubos orgânicos
  • Aplicação de energia limpa na produção do azeite

Além disso, o processo da colheita também influi no produto final. Azeitonas são frutas pequenas e exigentes. Então sacudir uma oliveira para derrubar todas as azeitonas parece uma boa ideia – mas não funciona.

Por isso, aqui em nossa fazenda, localizada em Aiuruoca/MG, as azeitonas são colhidas manualmente por nossa equipe e prensadas a frio em até 2h, no máximo, após a colheita.

Tudo isso garante não só a qualidade do produto, mas também a preservação do meio ambiente. E a Olibi se orgulha em ser referência neste setor – veja a seguir.

Produção em parceria com o meio ambiente

Os projetos ambientais da Olibi são uma grande fonte de orgulho para nós. Pois são uma grande prova de que é possível produzir produtos de qualidade premium com um profundo respeito ao meio ambiente. E de reconhecimento, com a dupla conquista do Prêmio ECO Brasil, em 2017 e 2021.

Todos os esforços para fazer a recuperação e o reflorestamento da mata nativa trouxeram de volta muitas espécies de mamíferos e de pássaros – como o papagaio-do-peito-roxo, que dá nome à cidade e segue ameaçado de extinção.

Além de ser um azeite excelente, o Olibi ainda contribui para a preservação da fauna e flora brasileiro.

Além disso, somamos 18 hectares de muita mata nativa e mais de 15 mil árvores: Pau-brasil, Jacarandá, Tamboril, Jequitibá e muitas outras.

Leia também: PROJETOS AMBIENTAIS DA OLIBI TRAZEM MAIS VIDA PARA AIURUOCA

Consumo de azeite nacional e os benefícios para a sua saúde

Por fim, o consumo de azeite brasileiro pode contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

Afinal, o azeite é uma fonte importante de gorduras monoinsaturadas e antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Existem inúmeras vantagens de consumir o azeite brasileiro

Portanto, ao escolher o azeite brasileiro, o consumidor não só garante um produto fresco e saboroso. Mas também contribui para a economia do país, a sustentabilidade e a promoção da saúde.

Neste cenário, os azeites produzidos na Serra da Mantiqueira – como o Olibi – são uma excelente opção para quem busca um produto de alta qualidade e sabor único.

Você pode garantir todas as vantagens de consumir o azeite brasileiro agora mesmo: é só fazer o seu pedido em nossa loja online. Entregamos em todo o Brasil.

ACESSE JÁ NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SEU OLIBI EM CASA

18 Comentários Compartilhe

Nelio Weiss

18 Comentários

Sandra

06/17/2023

Também gostaria de optar por azeite nacional e de boa qualidade, mas ainda quem recebe 1 mínimo não é viável

Sandra

06/17/2023

Também gostaria de optar por azeite nacional e de boa qualidade, mas ainda quem recebe 1 mínimo não nos pertence ainda.

Nadia

06/09/2023

Muito bom o artigo. Só que precisam baratear o custo! 250 ml por 80 reais e muito caro para o padrão de classe média pobre do Brasil. Para os ricos sim ..bem barato. Adoro azeite….sou daquelas que leem os rótulos…recentemente estive no Chile e comprei o Izaro…34 reais 500 ml ..6 meses envase …muito bom….gostaria q seu azeite fosse mais em conta….

Fale com a Olibi

06/01/2023

Realmente, Maria de Fátima, o volume de produção do Olibi não nos permiti manter a qualidade e chegar às prateleiras de hipermercados. Mas você pode encontrar o Olibi em pequenos empórios especializados e também em nossa loja online: https://olibi.lojaintegrada.com.br/

Fale com a Olibi

06/01/2023

É incrível, você deveria experimentar, Ester!

Fale com a Olibi

06/01/2023

Deve haver algum engano: nosso azeite Safra 2023, que é produzido artesanalmente através de altíssimos padrões de qualidade, está por R$ 55 em nossa loja online: https://olibi.lojaintegrada.com.br/olibi-safra-2023

Fale com a Olibi

06/01/2023

Oi Maria, tudo bem? Para entender os motivos que resultam no alto custo do azeite brasileiro de qualidade, sugerimos a leitura destes outros artigos:
PREÇO DO AZEITE DE OLIVA: TIRE AQUI SUAS PRINCIPAIS DÚVIDAS
AZEITE BOM: SAIBA O QUE GARANTE A QUALIDADE DO SEU PRODUTO

É importante encontrar azeite com boa relação custo X benefício, já que isso afeta diretamente a sua saúde e a de sua família.

Fale com a Olibi

06/01/2023

Muito obrigado pelo carinho e reconhecimento com o nosso trabalho!

Fale com a Olibi

06/01/2023

Muito obrigado pelo carinho com o nosso trabalho e com o nosso azeite. Por favor, venha sim nos visitar. Vamos adorar recebê-lo por aqui!

Fale com a Olibi

06/01/2023

Então o Olibi continua sendo a melhor relação custo X benefício, já que nossa garrafa – também de 250ml – pode ser encontrado por R$ 55,00 em nossa loja online: https://olibi.lojaintegrada.com.br/olibi-safra-2023-azeite-de-oliva-extravirgem-artesanal-250ml

Sobre a pesquisa, vale esta reflexão – feita pelo Ricardo Castanho, que integrou a equipe da análise: “Hoje, azeites nesse recorte de preço (até 50 reais) dificilmente entregam um perfil sensorial agradável. Infelizmente, a regra é desfilar aromas defeituosos, sobretudo de fermentação de azeitonas, e quase nada – às vezes nada mesmo – de amargor e picância. Esses dois atributos devem estar presentes, em menor ou maior intensidade, nos azeites extravirgens de qualidade.” (Fonte: Instagram – @ricastanho)

Então se você planeja consumir azeites de boa qualidade, vale optar por um Olibi. 😉

Lúcio

05/27/2023

Já consumi da região o Azeite Vertentes. 80 reais por 250 ml. Muito bom. Porém, neste mês foi feita uma pesquisa publicada em jornal que, o azeite COSINERO de produção Argentina, ficou classificado em 3 lugar só perdendo para 2 chilenos. E o valor de 500 ml, é muito mais em conta. E é encontrado em redes de supermercado. Óbvio que a produção é muito maior que permite exportações.
Inclusive o Proteste já analisou e conferiu a qualidade desse azeite. A pesquisa foi feita com azeites no preço de até 50 reais e volume de 500 ml. Um cosinero sai na faixa de 26 reais quando não está em promoção.

Roberto M Shiotoko

05/23/2023

Depois que conheci o Azeite de vocês não compro outra marca. Não tive ainda oportunidade de conhecer sua fazenda. Pretendo em um futuro bem próximo conhecer. Irei em junho na festa do queijo em Alagoa.

Abraao Monteiro do Canto

05/22/2023

Parabéns a Olíbi temos que valorizar o nosso azeite brasileiro que é saudável.

Rômulo Baessa

05/22/2023

Infelizmente vai levar alguns anos para dezelitizar o azeite Brasileiro, ainda está fora do alcance das mesas mais comuns no Brasil, caríssimo, entendemos a narrativa do custo de produção, tudo se resume nisso, vamos aguardar, quem sabe em 15 anos sentiremos este tão aclamado sabor pela elite Brasileira!

Maria

05/22/2023

Sim gostaria de usar mas não é um preço assecivel para mim uso o importado mais barato por ser nacional deveria ser mais acessível..é uma pena ..

Valdir Gomes

05/22/2023

Não conheço.

Miguel

05/18/2023

Até pretendia comprar, mas 250 ml por $ 65,00, fazendo uma comparação com um azeite importado de boa qualidade com 500 ml, é realmente inviável , não dá pra minimamente competir .

Ester Fernandes de Macedo

05/15/2023

Quem não gostaria de só usar o azeite brasileiro, além de ser muito caro, nunca vi em nenhum hipermercado. Penso que deve ser muito bom 😃

Maria de Fátima

05/08/2023

Os azeites brasileiros não são encontrados em supermercados como Carrefour e outros de bairros da periferia.
Comprei um azeite de abacate maravilhoso, só que através do site e o frete encarece o produto.
Falta divulgação do nosso azeite, gostaria muito de trocar os estrangeiros pelo nosso, mas falta a oferta.

Viviane Fortes

04/20/2023

Considerando que o azeite nacional é mais fresco, chega mais rápido e é de maior qualidade, acredito que sua relação custo x benefício é bem maior que dos importados. Na minha visão, pagar barato em um produto de qualidade inferior não se traduz em “um custo benefício bem condizente”.

Angelo

04/05/2023

Acredito que o azeite brasileiro tenha tudo isso que foi propagado acima, porém não está ainda ao nível de consumo da classe média brasileira. O importado tem um custo benefício bem condizente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.