07 nov Quantos tipos de azeitonas têm no azeite Olibi?
Azeite suave, frutado, amargo ou picante. Notas de grama cortada, nozes ou maçã. Cada azeite tem aroma e sabor característicos, dependendo do solo e do clima onde as oliveiras foram plantadas, da qualidade no processo de colheita, extração e envase, e da variedade da azeitona.
Um azeite monovarietal, por exemplo, utiliza apenas um tipo de azeitona. Já os blends misturam mais de uma variedade do fruto, a fim de criar uma receita única que expressa as qualidades de cada azeitona de forma harmônica.
Um dado curioso é que existem azeitonas com perfis muito diferentes entre si: umas são mais produtivas para extrair azeite, outras têm mais picância e há aquelas com polpa mais suculenta, perfeitas para a produção das conservas. É por isso que a maioria dos olivais no Brasil e no mundo tem mais de um tipo de oliveira plantado.
Nosso azeite de oliva extravirgem artesanal Olibi é um blend que pode conter até seis variedades de azeitonas que se adaptaram bem ao clima e ao solo das montanhas da Serra da Mantiqueira: Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Grappolo, Coratina e Maria da Fé. As diferentes combinações dessas variedades permitem a elaboração de um produto intenso, fresco, frutado e com picância persistente, com qualidades sensoriais típicas dos melhores do mundo.
Descubra as características de cada variedade e como cada azeitona interfere no sabor do nosso azeite (e também das nossas conservas!).
Arbequina
Azeitona espanhola de alta produtividade que se adaptou muito bem ao clima e ao solo brasileiro. É a mais cultivada no país, representando de 50 a 70% das oliveiras plantadas nas principais regiões produtoras: Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Os azeites são de frutado suave, maduros, frescos, com notas de tomate, maçã verde, banana e amêndoas. Apresenta pouca picância e quase nenhum amargor.
Arbosana
Mais uma variedade espanhola, resistente ao frio, bastante cultivada no Rio Grande do Sul. Os frutos resultam em azeites de frutado médio, verdes, com notas herbáceas e amendoadas, com toque de tomate maduro. Tem amargor leve para moderado e agradável picância.
Koroneiki
Essa azeitona representa de 50 a 60% das oliveiras plantadas na Grécia. No azeite, traz um toque frutado médio para intenso, verde, fresco, com notas herbáceas e de grama cortada. Apresenta amargo e picância marcantes.
Grappolo
Originária da Toscana, na Itália, a Grappolo é uma das últimas do nosso olival a florescer. A azeitona é cultivada principalmente aqui em Minas Gerais, representando cerca de 20% dos olivais do estado.
O azeite tem frutado médio para intenso, verde, notas de fruta verde, folhas, tomate, amêndoas e alcachofras, com picância persistente e amargor médio.
Coratina
A azeitona italiana da cidade de Corato ainda não é plantada em muitos olivais brasileiros. Nós gostamos do resultado dessa azeitona, cuja característica mais marcante é a persistência do picante. O azeite costuma apresentar frutado intenso, verde, amargo intenso, notas de vegetais, ervas, grama cortada, verduras, amêndoas verde e maçã verde.
Maria da Fé
A cidade do Sul de Minas Gerais é pioneira na produção de azeites no Brasil. Trabalhos e estudos realizados pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas) deram origem a primeira variedade brasileira, registrada em 2008. O fruto batizado de Maria da Fé é resultado do melhoramento da galega portuguesa. As principais características dessa azeitona brasileira são frutado suave, maduro, com notas de nozes e frutos secos, além de pouco amargo e picância.
Ascolana, a preferida das conservas
Com pouco óleo e polpa suculenta, esta azeitona italiana é perfeita para virar conserva. No preparo Olibi, utilizamos apenas água e sal marinho, devido ao menor nível de iodo – ou seja, nada de tratamento com soda cáustica para deixar o fruto lisinho e perfeito.
Olibi Azeites Artesanais
Posted at 11:18h, 21 novembroOlá, Luiz Alberto. Ficamos contentes em saber que gosta de nossos produtos. É possível sim! 🙂 O passeio guiado por nossa fazenda acontece todos os sábados, às 10h. Os demais dias da semana podem ser agendados separadamente, mediante reserva com antecedência com o Nélio Weiss: contato@olibi.com.br. Ficaremos felizes em recebê-lo!
Olibi Azeites Artesanais | O que esperar do passeio guiado ao olival e aos projetos ambientais da Olibi?
Posted at 18:33h, 23 julho[…] características da olivicultura na Serra da Mantiqueira e no mundo. Enquanto isso, mostramos as diferentes variedades de oliveiras que foram plantadas em nosso terroir e falamos sobre os efeitos da altitude, do frio e das chuvas […]
Olibi Azeites Artesanais | Descubra como fazer uma degustação de azeite em sua casa
Posted at 22:22h, 13 agosto[…] irão dizer-lhe que o azeite é fresco e cheio de vida, além de lhe dar indicações sobre os tipos de azeitona que estão presentes na […]
Olibi Azeites Artesanais | Descoberta histórica: o cultivo de oliveiras em Aiuruoca/MG acontece desde o Brasil Império
Posted at 16:56h, 11 outubro[…] nível de produtividade do azeite. Mas há exceções – o Olibi, por exemplo, pode conter até seis variedades de azeitonas: Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Grappolo, Coratina e Maria da […]