Preço do azeite de oliva: tire aqui suas principais dúvidas

Compartilhe

Se você gosta de se alimentar bem e de caprichar em suas receitas, certamente conhece o preço do azeite de oliva.

Hoje as prateleiras estão repletas de diferentes marcas, muitas delas vendendo o mesmo tipo de azeite. Só que com preços significativamente diferentes.

O preço do azeite de oliva pode variar por uma série de fatores.
O preço do azeite de oliva pode variar por uma série de fatores.

Como o preço do azeite de oliva funciona? Por que alguns possuem um valor mais elevado? Afinal, vale mesmo a pena investir em um azeite extravirgem? Vamos dar uma olhada e entender melhor.

Ao produzir um produto premium, a qualidade supera a quantidade. Isso tem um custo

Como em qualquer indústria, existe uma correlação inversa entre quantidade e qualidade. Então as práticas de cultivo, extração e produção são impactadas por esse equilíbrio.

Por exemplo: alguns produtores fazem a poda de suas oliveiras para que todos os ramos recebam partes iguais de luz solar e oxigênio. Isso diminui a quantidade de fruta que a árvore vai dar. Porém, maximiza sua qualidade.

Então produtores que buscam padrões altos de qualidade, como a Olibi, tendem a adotar essas práticas. Assim é possível oferecer um produto diferenciado, sob medida para paladares mais exigentes.

Época da colheita influi na qualidade e no preço do azeite de oliva

Atualmente, muitos produtores de azeite optam por fazer suas colheitas logo no início do ciclo, enquanto as azeitonas ainda são verdes. É o caso da Olibi, por exemplo. Ao fazer isso, conseguimos capturar os sabores e aromas vibrantes e robustos, além dos níveis mais altos de antioxidantes e polifenóis. 

Práticas sustentáveis e mais criteriosas influenciam na qualidade e no preço do azeite de oliva.
Práticas sustentáveis e mais criteriosas influenciam na qualidade e no preço do azeite de oliva.

Mas, em contrapartida, isso diminui drasticamente o rendimento da produção. E este  rendimento mais baixo custa caro para o produtor. Consequentemente, isso torna-se um fator que impacta o preço do azeite de oliva extravirgem, especialmente os de qualidade superior. 

Porém, o resultado compensa. O Olibi é um azeite premium, com altíssimo nível de polifenóis – principalmente o Olibi Safra 2021. Um investimento que sempre vale a pena – para nós, como produtores e para você, que vai garantir o melhor em qualidade e sabor para sua família!

Produzir azeite de oliva demanda uma grande quantidade de azeitonas

A produção de azeite normalmente já demanda uma boa quantidade de azeitonas. Estamos falando de cerca de 8 a 12 quilos de oliva para um litro de azeite.

Esse total de frutos é o rendimento de várias árvores juntas. De fato, as azeitonas são frutas ricas em boa gordura. Mas isso não significa que você vai obter uma colher de sopa inteira de apenas uma fruta.

Junte isso à quantidade de resíduos resultante do processamento de azeitonas. Assim você terá um bom panorama de mais um fator que influi no preço do azeite de oliva.

Nem todo produtor emprega máquinas em sua colheita

Azeitonas são frutas pequenas e exigentes. Então sacudir uma oliveira para derrubar todas as azeitonas parece uma boa ideia – mas não funciona. Aqui em nossa fazenda, localizada em Aiuruoca/MG, as azeitonas são colhidas manualmente por nossa equipe e prensadas a frio em até 2h, no máximo, após a colheita.

Lembre-se de que a mão-de-obra manual tem um custo elevado, especialmente se comparado ao de uma máquina. Assim, o preço do azeite de oliva tende a ser mais alto, já que é preciso cobrir a remuneração dos trabalhadores.

O processo de colheita é um dos fatores que impactam o preço do azeite de oliva.
O processo de colheita é um dos fatores que impactam o preço do azeite de oliva.

Porém, para a Olibi, esse é um investimento que compensa, já que nossa equipe é formada por moradores da região. Isso, juntamente com algumas iniciativas sociais, ajuda a fomentar o desenvolvimento de nossa região. Um esforço reconhecido com a obtenção do Prêmio ECO Brasil em 2017 e 2021.

A qualidade influi no preço do azeite de oliva

Ao olhar os rótulos, você pode encontrar uma ampla variedade de tipos de azeite: virgem, extravirgem, refinado, entre outros. Todos com os mais variados graus de acidez, cores e aromas.

Produtores maiores, como os de azeites encontrados em supermercados comuns, costumam usar uma mistura de diferentes cultivares de diferentes maturações. Isso significa uma produção em massa, com padrão de qualidade variado e um sabor mais comum. Mas também significa muitas garrafas de azeite enviadas e vendidas ao redor do mundo.

Já produtores de menor porte, como a Olibi, produzem de maneira artesanal. Isso significa produzir menos, mas com uma qualidade infinitamente superior.

O Olibi é um azeite extravirgem, de baixíssima acidez e padrão de qualidade premium.
O Olibi é um azeite extravirgem, de baixíssima acidez e padrão de qualidade premium.

Um azeite fresco e de alta qualidade, na maioria dos casos, é algo completamente diferente em sabor e aroma do que você encontra nas grandes redes. 

Um azeite premium, como o Olibi, pode trazer notas de frutas frescas, gramadas, florais e herbáceas únicas, além de uma picância pungente. Uma clara indicação da presença de compostos fenólicos.

Para saber mais sobre azeite,
siga a Olibi em nossas redes sociais.


Compartilhe
No Comments

Post A Comment