Encontro gastronômico reúne grandes chefs e pratos com azeite Olibi

Cada vez mais chefs apostam na alta gastronomia vegetariana, investindo em alimentos saudáveis que respeitam o meio ambiente. Um dos expoentes dessa tendência, o chef italiano Davide Larise passou uma semana em São Paulo para participar da edição especial do Mesa Biodiversa, evento realizado em parceria do site São Paulo Saudável com o restaurante Nambu Cozinha de Raiz.

Chefs apresentam pratos da gastronomia vegetariana com azeite Olibi

Pratos da gastronomia vegetariana com azeite Olibi

Crédito das fotos: Julia Guedes, da The Daily Co

 

O encontro reuniu grandes nomes da gastronomia, como a chef e nutricionista Neka Menna Barreto, fundadora do Neka Gastronomia, o chef Renato Callefi, à frente do restaurante orgânico Le Manjue, e a chef Nadia Campeotto, que acompanhou o convidado em um bate papo sobre os benefícios e a sustentabilidade da cozinha vegetariana.

Segundo Letícia Genesini, uma das idealizadoras do projeto, ainda é raro ver a alta gastronomia debatendo temas como a origem dos alimentos, mas é uma conversa que não pode mais faltar à mesa: “Comer bem não é só o que a gente põe no prato, mas conhecer de onde vem nosso alimento e no que ele impacta”.

Neka Mena Barreto aprova o azeite Olibi e posa com Nélio Weiss, fundador da marca em evento que apresenta gastronomia vegetariana com azeite Olibi

Neka Menna Barreto aprova o azeite Olibi e posa com Nélio Weiss, fundador da marca

 

Sous chef do estrelado Joia, de Milão, na Itália – único restaurante vegetariano com uma estrela no guia Michelin na Europa –, Davide Larise compartilhou suas técnicas gastronômicas nos quatro dias de evento. Ele preparou receitas selecionadas, desde entradas, cremes, pastas e sobremesas, utilizando massas, grãos, cereais e proteínas vegetais.

Pratos da gastronomia vegetariana com azeite Olibi

Prato da gastronomia vegetariana com azeite Olibi

Crédito das fotos: Julia Guedes, da The Daily Co

 

No menu colorido, alguns dos destaques foram o risoto, a polenta parmegiana, o ravióli e a pizza. Todas as criações gastronômicas do chef foram temperadas com azeite de oliva extravirgem Olibi. Nosso blend artesanal de azeitonas frescas que revela sabor frutado e amargor médio, além de leve picância e boa persistência.

Gastronomia vegetariana com azeite Olibi

Crédito das fotos: Julia Guedes, da The Daily Co

 

Ficamos muito felizes com o convite para participar do evento – e principalmente de saber o motivo que nos levou a dividir a mesa com tantos expoentes da gastronomia.

Por que Olibi?

Todos os meses, o evento Mesa Biodiversa promove encontros com paulistanos que gostam de comer bem – e saudável. Isso também significa saber de onde vem o alimento e qual foi o processo até chegar à mesa. Nosso azeite foi recomendado e escolhido devido à alta qualidade – somos um dos únicos com acidez inferior a 0,1% – e também às nossas práticas sustentáveis.

Produção artesanal, mão de obra local, colheita e seleção manual, além de extração a frio no mesmo dia em que os frutos saem do pé preservam o sumo puro das azeitonas. Mas outro fato importante também chamou a atenção dos organizadores: a maneira como aliamos a alta qualidade dos produtos com os cuidados com o meio ambiente.

Nélio Weiss, fundador da Olibi, compartilha a história da marca com os participantes do evento da gastronomia vegetariana com azeite Olibi

Nélio Weiss, fundador da Olibi, compartilha a história da marca com os participantes do evento (Crédito das fotos: Julia Guedes, da The Daily Co)

 

Temos uma longa história de preservação ambiental envolvida no processo. Nossa fazenda localizada em Aiuruoca, no sul de Minas Gerais, integra a olivicultura com projetos de reflorestamento e defesa da fauna local. Até hoje, foram plantadas mais de 15 mil árvores nativas da Mata Atlântica e 3 mil pássaros resgatados, cuidados e soltos de volta na natureza.

Compartilhamos essa história com os participantes do Mesa Biodiversa, mas você também pode visitar nossa fazenda, conhecer os projetos aqui, apoiar a expansão das nossas ações por meio do projeto Adote uma Oliveira e ainda ajudar a semear o propósito de consumir alimentos que respeitem o meio ambiente. Afinal, como diz Nélio Weiss, “se não podemos transformar o mundo todo, começamos com nossas próprias mãos ao nosso redor”.

Receita do chef

Depois de encher os olhos com tantos pratos apetitosos, é hora de ir para cozinha. Trazemos uma receita exclusiva de Cannelloni de Milho, assinada por Davide Larise, para você arriscar os primeiros passos na alta gastronomia vegetariana. Aceita o desafio? Então mãos à obra!

Prato da gastronomia vegetariana com azeite Olibi

Crédito das fotos: Julia Guedes, da The Daily Co

 

Para a massa

Ingredientes:

  • 150ml de água
  • 20g de fécula de batata
  • 30g de fubá
  • 5g de azeite
  • 2g de sal

 

Preparo:

  1. Fazer uma massa misturando todos os ingredientes;
  2. Cozinhar em panela antiaderente, como se fossem panquecas.

 

Para o recheio

Ingredientes:

  • 4 berinjelas grandes
  • 50g de tahine
  • 3 ramos de orégano fresco
  • Pimenta calabresa seca
  • 50g de amendoim torrado sem sal

 

Preparo:

  1. Cortar as berinjelas em cubos e saltear na panela;
  2. Dividir o preparado, triturar uma parte e misturar com os demais ingredientes;
  3. Finalizar acrescentando a segunda parte da berinjela em cubos.

 

Recheie a massa, decore com folhas pequenas de espinafre et voilà. Bom apetite!

No Comments

Post A Comment