Roteiro de inverno mistura natureza e gastronomia em Aiuruoca

Compartilhe

Fazenda Olibi

O inverno na Serra da Mantiqueira nos reserva dias ensolarados, noites frias e poucas chuvas. É um período que atrai turistas em busca do clima de interior de Aiuruoca e de seus passeios para se conectar com a natureza e desbravar as deslumbrantes paisagens de montanha. Localizada a 980 metros acima do nível do mar e aos pés do Pico do Papagaio, a cidade de apenas seis mil habitantes é um dos melhores destinos para as férias de julho. 

O Pico do Papagaio é um dos símbolos mais famosos da cidade. A 2.100m de altitude, o atrativo do Parque Estadual da Serra do Papagaio se transforma em um dos principais destinos da região nessa época do ano. As trilhas estão secas e, depois de quatro horas de caminhada até o cume, não há risco de encontrar um horizonte encoberto por nuvens. 

Pico do Papagaio
Foto: Laura Sette | 7 Cantos do Mundo

Recomenda-se contratar um guia, já que existem diferentes opções de trilhas – todas revezando entre mata fechada e aberta. O caminho surpreende com cachoeiras cercadas por uma densa vegetação de mata nativa. No final da trilha, vem a recompensa. A vista 360 graus da paisagem descortina a cidade de Aiuruoca, o Vale do Matutu, o Pico das Agulhas Negras e o mar de montanhas da região.

No dia seguinte, dois passeios ambientais e gastronômicos compõem o clima de inverno. Na nossa fazenda, visitantes caminham entre as oliveiras, aprendem sobre os desafios da olivicultura e a história dessa árvore em solo brasileiro. No final do tour de cerca de duas horas, mostramos como se produz um azeite extravirgem artesanal e ensinamos a degustar e a reconhecer um produto de qualidade.

A CIDADE ESTÁ LOCALIZADA A 320KM DO RIO DE JANEIRO, 350KM DE SÃO PAULO E 410KM DE BELO HORIZONTE
A CIDADE ESTÁ LOCALIZADA A 320KM DO RIO DE JANEIRO, 350KM DE SÃO PAULO E 410KM DE BELO HORIZONTE

No período de férias, além das visitas, que acontecem todos os sábados, às 10h, os demais dias da semana podem ser agendados separadamente, mediante reserva com 3 dias de antecedência pelo e-mail nelio.weiss@olibi.com.br ou pelo telefone (35) 99983-0957.

Visita a fazenda Olibi

Outro produtor que também recebe visitantes é o Ale Mattar, do Sítio Cambará Fruticultura, no Vale do Matutu. Além de passear pelo pomar de frutas vermelhas, os visitantes poderão degustar as geleias orgânicas artesanais preparadas a partir das frutas plantadas pelo próprio Ale em um processo totalmente manual. Entre os 300 potes produzidos mensalmente, você encontra sabores como amora, mirtilo e framboesa. O passeio pode ser agendado pelo telefone (35) 99901-6431.

Visita ao sítio Cambará

Preparado para conhecer o alto da Serra da Mantiqueira e experienciar os melhores dias do inverno? E, se você já visitou a região, nos conte o que mais gostou!

Onde comer

Restaurante Casal Garcia Endereço: Sítio Serra dos Garcia S/N (ao lado da cachoeira dos Garcias) Reservas: (35) 99972-5116

Pizzaria Aroma da Serra Endereço: Praça Monsenhor Nagel, 90 Reservas: (35) 99825-3155

Pizzaria Dona Azeitona Endereço: Praça Monsenhor Nagel, 116 Reservas: (35) 3344-1954 ou 9817-9859


Compartilhe
4 Comments
  • Lais Passarelli
    Posted at 23:55h, 19 julho Responder

    Muito lindo o Olival Olibi, além da premiada qualidade de seu azeite.
    Estive por quatro dias em Aiuruoca e me surpreendeu a beleza do local. O Bico do Papagaio, Cachoeira dos Garcias, muitos locais a serem apreciados.
    Vale muito a pena visitar a região, em especial, aprender muito sobre Oliveiras com o tour guiado no Olibi Azeites Artesanais.

    • Fale com a Olibi
      Posted at 20:19h, 27 outubro Responder

      Obrigada por suas palavras, Laís!
      Adoramos quando as pessoas dividem com a gente suas opiniões sobre o passeio e nosso trabalho.
      Por favor, volte mais vezes!

  • Olibi Azeites Artesanais | O que esperar do passeio guiado ao olival e aos projetos ambientais da Olibi?
    Posted at 18:33h, 23 julho Responder

    […] rota do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Parque Estadual da Serra do Papagaio tem cachoeiras, trilhas pela montanha e iguarias gastronômicas. Em meio a passeios conhecidos há anos pelos turistas da região, nossa fazenda desponta com a […]

  • Olibi Azeites Artesanais | Roteiro mistura gastronomia e belas paisagens em São Lourenço e região
    Posted at 12:30h, 23 agosto Responder

    […] do Pico do Papagaio, a cidade tem uma energia tranquila e aconchegante – mas não se engane: Aiuruoca tem atrações para quem busca esportes radicais e emoção para todos os gostos e […]

Post A Comment