19 jun, 2017
Por que a azeitona em conserva não entra nas conversas sobre saúde?
Pela primeira vez desde que se tem registro, a produção de azeitona em conserva igualou com a de azeite de oliva. De acordo com dados do International Olive Council (IOC), a soma da safra do segundo semestre de 2016 no Hemisfério Norte com a do primeiro semestre de 2017 no Hemisfério Sul produzirá quase 2,7 milhões de toneladas de azeite de oliva, o que representa 20% a menos que o ano anterior, e 2,75 milhões de toneladas de azeitona em conserva, volume recorde no mundo.
Esses números são relativos, uma vez que, de cada 10 azeitonas, aproximadamente 9 são destinadas à produção de azeite. A proximidade dos dados se deve ao fato de o rendimento médio mundial da azeitona para a produção de azeite ser de 13% a 14%, enquanto a conserva aproveita 100%.
Se o volume de produção dos dois produtos está praticamente igual, o mesmo não vale para a percepção dos benefícios para a saúde. Enquanto o azeite de oliva é reconhecido por seus poderes medicinais há mais de cinco mil anos, a azeitona em conserva ficou com a muito falsa fama de fazer mal para a saúde.
Azeitona em conserva faz bem para a saúde
Se comparados, vemos que a avaliação nutricional do azeite de oliva e da azeitona em conserva é muito parecida (afinal, trata-se do mesmo fruto!). Será que o fato de estarmos acostumados a ver azeitonas em pizzas e pães ajudou a formar uma imagem de vilã para a saúde?
Um pesquisador da Itália e outro da Grécia se uniram para estudar o azeite de oliva e a azeitona em conserva e publicar o livro “Olive and Olive Oil Bioactive Constituents” (Componentes Bioativos da Azeitona e do Azeite de Oliva, em português), que pode ser lido clicando aqui. Em resumo, o material mostra que temos dois alimentos igualmente poderosos.
Segundo o estudo dos pesquisadores (e de muitos outros), azeitonas em conserva têm muitos benefícios nutricionais e apresentam um bom equilíbrio de gorduras monoinsaturadas, que fazem bem para a saúde, além de serem fonte de energia, fibras, vitaminas e minerais. O alimento ainda tem um impacto fundamental na atividade antioxidante e no trato intestinal, devido às bactérias probióticas.
Como fazer conserva?
A azeitona em conserva é preparada a partir da colheita dos frutos frescos, podendo virar conserva a partir de diferentes métodos. Os processos artesanais são mais naturais e adicionam apenas salmoura: uma mistura de sal de cozinha e água. Aqui na fazenda, usamos sal marinho devido ao menor nível de iodo. Trocamos a água várias vezes ao longo dos 120 dias em que esperamos a azeitona em conserva ficar pronta.
“Ah, mas azeitona em conserva tem muito sódio!”, alguns podem dizer. Isso varia de acordo com o método escolhido pelo produtor. No nosso caso, podemos dizer a concentração de sódio é mínima e basta consumir com moderação, como tudo na vida.
Nutricionistas inclusive indicam o consumo de uma média de seis azeitonas por dia para ajudar a aumentar a quantidade de nutrientes no organismo. Mas, se o sódio continuar sendo um problema, uma dica é lavar e deixar a azeitona em conserva de molho na água filtrada por uns 10 minutos antes de comer. Só não dá para ficar sem aproveitar todos os benefícios que a azeitona traz para a saúde.
Nelio Weiss
10 Comentários
Orisval
03/20/2023
Maravilha amo azeitona sempre tenho em casa acabei de almoçar ovos cozidos e azeitona,uma delícia
marirofrey
03/06/2023
Substitui a castanha e o amendoim pela azeitona.
Thays
01/22/2023
Foi bom saber das propriedades nutritivas da azeitona. Não tenho problema com pressão alta, ao contrário. Então agora sei que ela pode é trazer benefícios para minha saúde. Obrigada.
Thays
01/22/2023
Foi bom saber das propriedades nutritivas da azeitona. Não tenho problema com pressão alta, ao contrário. Então agora sei que ela pode é trazer benefícios para minha saúde. Obrigada.
Catarina
01/08/2023
Bastante esclarecedor o conteúdo apresentado… vamos incluir as azeitonas no nosso dia – dia.
Flora
08/28/2022
Adoro azeitona Preta em Conserva
Substitui a manteiga no Pão e o Queijo no caso de intolerância lactose
Ester
07/17/2022
Não como por achar que é prejudicial a saúde, mais foi muito bom ler esse texto,e me informar, agora vou incluir em minha alimentação.
Obrigada!
Thiago
06/11/2022
Ah, que ótimo. Minha mãe jura que uma mulher da cidade morreu por comer muita azeitona em conserva. Eu amo azeitona, quase um vício, mas como com controle. Fico feliz e aliviado em saber que não estou comendo algo prejudicial, como achava. Obrigado pelo texto.
Bogda
12/22/2019
Azeite de oliva brasileiro tem 70% de óleo de soja misturado. Coma a azeitona. Não são iguais por conta da mistura.
Regiane
11/16/2019
Obrigada pelo seu conteúdo me ajudou muito