19 jun, 2017

Por que a azeitona em conserva não entra nas conversas sobre saúde?

Pela primeira vez desde que se tem registro, a produção de azeitona em conserva igualou com a de azeite de oliva. De acordo com dados do International Olive Council (IOC), a soma da safra do segundo semestre de 2016 no Hemisfério Norte com a do primeiro semestre de 2017 no Hemisfério Sul produzirá quase 2,7 milhões de toneladas de azeite de oliva, o que representa 20% a menos que o ano anterior, e 2,75 milhões de toneladas de azeitona em conserva, volume recorde no mundo.

Esses números são relativos, uma vez que, de cada 10 azeitonas, aproximadamente 9 são destinadas à produção de azeite. A proximidade dos dados se deve ao fato de o rendimento médio mundial da azeitona para a produção de azeite ser de 13% a 14%, enquanto a conserva aproveita 100%.

Se o volume de produção dos dois produtos está praticamente igual, o mesmo não vale para a percepção dos benefícios para a saúde. Enquanto o azeite de oliva é reconhecido por seus poderes medicinais há mais de cinco mil anos, a azeitona em conserva ficou com a muito falsa fama de fazer mal para a saúde.

Azeitona em conserva faz bem para a saúde
Se comparados, vemos que a avaliação nutricional do azeite de oliva e da azeitona em conserva é muito parecida (afinal, trata-se do mesmo fruto!). Será que o fato de estarmos acostumados a ver azeitonas em pizzas e pães ajudou a formar uma imagem de vilã para a saúde?

Um pesquisador da Itália e outro da Grécia se uniram para estudar o azeite de oliva e a azeitona em conserva e publicar o livro “Olive and Olive Oil Bioactive Constituents” (Componentes Bioativos da Azeitona e do Azeite de Oliva, em português), que pode ser lido clicando aqui. Em resumo, o material mostra que temos dois alimentos igualmente poderosos.

Segundo o estudo dos pesquisadores (e de muitos outros), azeitonas em conserva têm muitos benefícios nutricionais e apresentam um bom equilíbrio de gorduras monoinsaturadas, que fazem bem para a saúde, além de serem fonte de energia, fibras, vitaminas e minerais. O alimento ainda tem um impacto fundamental na atividade antioxidante e no trato intestinal, devido às bactérias probióticas.

Como fazer conserva?

A azeitona em conserva é preparada a partir da colheita dos frutos frescos, podendo virar conserva a partir de diferentes métodos. Os processos artesanais são mais naturais e adicionam apenas salmoura: uma mistura de sal de cozinha e água. Aqui na fazenda, usamos sal marinho devido ao menor nível de iodo. Trocamos a água várias vezes ao longo dos 120 dias em que esperamos a azeitona em conserva ficar pronta.

“Ah, mas azeitona em conserva tem muito sódio!”, alguns podem dizer. Isso varia de acordo com o método escolhido pelo produtor. No nosso caso, podemos dizer a concentração de sódio é mínima e basta consumir com moderação, como tudo na vida.

Nutricionistas inclusive indicam o consumo de uma média de seis azeitonas por dia para ajudar a aumentar a quantidade de nutrientes no organismo. Mas, se o sódio continuar sendo um problema, uma dica é lavar e deixar a azeitona em conserva de molho na água filtrada por uns 10 minutos antes de comer. Só não dá para ficar sem aproveitar todos os benefícios que a azeitona traz para a saúde.

12 Comentários Compartilhe

Nelio Weiss

12 Comentários

Paulo César

12/14/2023

Para tirar o sal da azeitona em conserva, eu retiro a água, coloco outra e ponho na geladeira. Repito essa operação por duas a três vezes, ficando a azeitona sem nenhum sal, Faço isso com a azeitona SEM caroço.

Evandro

08/24/2023

Muito esclarecedor sobre os benefi’cios do consumo de Azeitona. Agora estou bem tranquilo. Vou continuar consumindo.

Orisval

03/20/2023

Maravilha amo azeitona sempre tenho em casa acabei de almoçar ovos cozidos e azeitona,uma delícia

marirofrey

03/06/2023

Substitui a castanha e o amendoim pela azeitona.

Thays

01/22/2023

Foi bom saber das propriedades nutritivas da azeitona. Não tenho problema com pressão alta, ao contrário. Então agora sei que ela pode é trazer benefícios para minha saúde. Obrigada.

Thays

01/22/2023

Foi bom saber das propriedades nutritivas da azeitona. Não tenho problema com pressão alta, ao contrário. Então agora sei que ela pode é trazer benefícios para minha saúde. Obrigada.

Catarina

01/08/2023

Bastante esclarecedor o conteúdo apresentado… vamos incluir as azeitonas no nosso dia – dia.

Flora

08/28/2022

Adoro azeitona Preta em Conserva
Substitui a manteiga no Pão e o Queijo no caso de intolerância lactose

Ester

07/17/2022

Não como por achar que é prejudicial a saúde, mais foi muito bom ler esse texto,e me informar, agora vou incluir em minha alimentação.
Obrigada!

Thiago

06/11/2022

Ah, que ótimo. Minha mãe jura que uma mulher da cidade morreu por comer muita azeitona em conserva. Eu amo azeitona, quase um vício, mas como com controle. Fico feliz e aliviado em saber que não estou comendo algo prejudicial, como achava. Obrigado pelo texto.

Bogda

12/22/2019

Azeite de oliva brasileiro tem 70% de óleo de soja misturado. Coma a azeitona. Não são iguais por conta da mistura.

Regiane

11/16/2019

Obrigada pelo seu conteúdo me ajudou muito

Comments are closed.