17 dez, 2019
Harmonização de azeite extravirgem nas ceias de fim de ano: conheça as combinações ideais
A chegada do fim do ano traz uma série de significados. Alguns associam às festas de confraternização, outros aos presentes – mas certamente todo mundo lembra das delícias que compõem o cardápio desta época tão especial. E o azeite extravirgem não pode ficar de fora de sua mesa!

Regar um prato acabado com aquele fiozinho de azeite extravirgem fará com que toda a refeição tenha um sabor cada vez melhor. E a melhor parte é que essa regra se aplica a praticamente todos os alimentos, até mesmo à sobremesa.
Por isso, listamos a seguir algumas dicas de harmonização do seu azeite extravirgem Olibi com algumas das grandes estrelas de sua ceia – confira!
Carnes
O azeite extravirgem é perfeito para carnes, devido à picância característica de um bom produto.Ele reforçará os sabores ricos e, no caso do tender, ajuda a deixar uma crosta mais crocante após ser assado.
Você pode obter um efeito ainda mais crocante e saboroso misturando duas ou três colheres de sopa de azeite extravirgem com um punhado de castanhas ou amêndoas trituradas e uma colher de chá de alecrim para fazer a crosta.
Peixes
Os peixes combinam muito bem com um toque de azeite extravirgem – eis aí a dieta mediterrânea que não nos deixe mentir.
Embora existam muitas variedades de azeite extravirgem que funcionam bem com peixes, quanto mais delicado o sabor, melhor.
Mas um azeite extravirgem à base de Koroneiki e Arbequina, tipos de azeitonas presentes em Olibi, oferecem os melhores resultados de harmonização com aquele bacalhau presente nas ceias de fim de ano.

Massas
Este é o tipo de prato onde as pessoas mais gostam de incluir o azeite – seja na preparação ou na finalização.
Nada complementa melhor uma deliciosa tigela de macarrão fresco ou um prato de risoto! Azeites extravirgem premium são especialmente adequados nesta ocasião.
Simplesmente regue-o sobre o prato final antes de servir e experimente um sabor de restaurante gourmet em casa.
A dica vale também para o dia a dia: um bom azeite, frutado e picante, fornece sabor suficiente para “vestir” aquela massa recém cozida com nada além que queijo parmesão e pimenta moída na hora.
Legumes
Azeite e vegetais são uma combinação imbatível – transformando aquela salada das ceias de fim de ano. O uso mais comum para o azeite extravirgem é regar as saladas.
Ao grelhar legumes, cubra-os levemente antes de levar ao fogo para evitar que grudem. Quando terminar, regue com seu azeite favorito para dar um sabor adicional.
Grãos
Certas leguminosas, quando combinadas com o um azeite extravirgem premium como o Olibi, proporcionam uma excelente combinação de sabores.
Feijão-fradinho, grão-de-bico e a tradicional lentilha do fim do ano podem se transformar em um prato sofisticado e de sabor significativamente elevado. O segredo é regar os grãos com um azeite de oliva – as versões aromatizadas em spray podem potencializar isso ainda mais!

Frutas
Embora o azeite raramente seja associado quando se trata de frutas doces, a associação entre ele e frutas grelhadas ou assadas pode ser uma excelente alternativa às sobremesas pesadas e mais calóricas, já tradicionais da época.
Azeites que possuam a Koroneiki ou uma infusão de frutas funcionam muito bem com a salada de frutas, melhorando e harmonizando a doçura do prato.
Coquetéis
O azeite pode ter um lugar especial em diferentes coquetéis, pois pode adicionar sabores frutados e apimentados, além de novas texturas para as bebidas.Já o casamento entre azeitonas e bebidas é longo e bem-sucedido.
A versão de azeite ou de azeitona em pó solúvel pode transformar a carta de drinks do seu fim de ano.
Como você pode ver, a Olibi tem tudo para estar em sua mesa o ano todo!
Acesse nossa loja virtual e garanta um ano cheio de sabor – do começo ao fim.
Nelio Weiss