4 receitas inovadoras para saborear o azeite de oliva

Quem disse que o lugar do azeite extravirgem é só na salada? De drinks a bolos, confira algumas maneiras e tendências diferentes de consumi-lo e obter seus benefícios.

Cada vez mais pesquisas apontam os benefícios para a saúde ao incluirmos o azeite de oliva na alimentação diária. Além de ajudar na prevenção do câncer e de doenças cardíacas, o estudo mais recente indica que o óleo fresco da azeitona também protege o cérebro do Alzheimer, melhora a memória e a capacidade de aprendizado.

O melhor tipo de azeite é o extravirgem, principalmente quando extraído a frio em até 24 horas após a colheita, utilizando métodos artesanais que prezam pela pureza e qualidade sensoriais, como sabor e aroma. Azeites premium têm um sabor distinto e são ricos em antioxidantes fenólicos, com acidez não superior a 0,8% — vale destacar que nosso azeite Olibi tem menos de 0,1% de acidez, de acordo com a análise feita em laboratório.

Com o reconhecimento de suas propriedades nutricionais, o azeite tem ganhado cada vez mais destaque na gastronomia. Além de ser útil para temperar saladas, pode ser usado em frituras, pois permanece estável mesmo em altas temperaturas. Mas não só. Chefs no mundo todo têm apostado no azeite de oliva em receitas que fogem do comum e surpreendem. Confira algumas sugestões:

1. No sorvete

Isso mesmo, sorvete de azeite de oliva! Essa é a aposta de chefs como José Andrés, do premiado restaurante Jaleo de Washington D.C.. No menu da casa, ele sugere uma combinação de sorvete feito com azeite de oliva extravirgem e romãs. E, para quem não pode ir até os Estados Unidos e quer experimentar a iguaria, outra sobremesa também do Jaleo pode ser replicada em casa: sorvete de creme com bolo de chocolate, um fio de azeite, biscoito crocante e hortelã. Vale experimentar!

2. No bolo

A chef de cozinha e apresentadora de televisão Nigella Lawson tem uma receita famosa de bolo de chocolate com azeite de oliva.

Ingredientes
150ml de azeite
50g de cacau em pó
125ml de água fervente
1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
150g de farinha de amêndoas – ou amêndoas trituradas no processador
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 xícara de chá de açúcar refinado
3 ovos grandes

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180oC e unte a forma com azeite de oliva. Dissolva o cacau com a água fervente e mexa até obter uma pasta ainda líquida. Crescente o extrato de baunilha e espere esfriar um pouco. Em outro recipiente, misture a farinha de amêndoas com o bicarbonato e a pitada de sal. Na batedeira, bata o açúcar com os ovos e o azeite por cerca de 3 minutos, até obter uma massa homogênea, cremosa e aerada. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a mistura de cacau e água à massa. Quando estiver bem misturado, acrescente as amêndoas já misturadas com o sal e o bicarbonato. Despeje a massa na forma e asse por 40 a 45 minutos.

 

3. No drink

Que tal tomar um bom coquetel que, além de delicioso, é saudável? A dica é da chef Joana Wosgrau, sócia da Origem e especialista em alimentação saudável. Ela sugere o preparo do tradicional Bloody Mary com azeite de oliva extravirgem. Segundo Joana, o azeite ajuda a extrair o licopeno do tomate, substância antioxidante presente no fruto. Veja a receita:

Ingredientes
1 colher de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de suco de limão
6 gotas de molho de pimenta
1 dose de vodca
1 copo de suco de tomate (usar 3 tomates grandes)
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e aipo a gosto

Modo de preparo
Em um copo longo e com gelo, coloque os temperos e a vodca. Mexa bem com uma colher. Em seguida, coloque o suco de tomate e continue mexendo (para o suco de tomate, bata no liquidificador os tomates e cozinhe metade deste líquido com o azeite, para liberar o licopeno).

Coloque uma pitada de pimenta-do-reino e finalize com um ramo de salsão e um pedaço de cenoura. Acerte no sal ou coloque ele nas bordas do copo. Saúde!

 

4. Na mousse de chocolate

Mais uma sobremesa deliciosa e saudável, também dica da chef Joana, a mousse de chocolate ganha leveza quando feita com azeite de oliva.

Ingredientes
4 ovos
3 xícaras de chocolate 70% sem leite
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de leite de coco
6 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de fazer
Separe as gemas das claras. Bata as gemas na batedeira com o açúcar e acrescente o chocolate derretido. Acrescente o óleo de oliva e o leite de coco. Bata até incorporar. Acrescente as claras em neve por último e misture à massa lentamente.

1Comment
  • Eloísa Aquino
    Posted at 09:05h, 09 agosto Responder

    Amei as receitas!
    O Bloody Mary ficou fantástico.

Post A Comment