Substituir a manteiga por azeite: uma mudança que vale a pena

Compartilhe

Pensando em substituir a manteiga por azeite de oliva em sua receita favorita? Pois saiba que esta é uma ótima ideia. Especialmente para quem quer mais saúde e qualidade de vida.   

Existem muitas vantagens em substituir a manteiga por azeite. Mas será que trocar a manteiga pelo azeite garante mais sabor, mais saúde e mais qualidade de vida? Clique e saiba mais!
Substituir manteiga por azeite garante mais saúde para você e sua família.

Ao contrário da manteiga, o azeite de oliva tem baixo teor de gordura saturada. Além disso, é rico em antioxidantes. E, diferente de outros óleos vegetais – como o de canola, o azeite de oliva tem um sabor único, que pode aprimorar toda receita.

Como você já pode ver até aqui, essa substituição traz muitas vantagens. Então se você quer mergulhar no assunto e saber mais sobre escolhas saudáveis, esse artigo é para você!

Cozinhando com gorduras saudáveis

Substituir a manteiga por azeite é surpreendentemente fácil. Basta lembrar que cada colher de chá de azeite, que pesa cerca de 5 gramas, equivale a 4,2 gramas de uma gordura sólida como a manteiga.

O azeite de oliva é considerado saudável porque é rico em polifenóis e gorduras saudáveis, em vez de gorduras saturadas prejudiciais. Além disso, é mais rico em gorduras monoinsaturadas e também contém gorduras poli-insaturadas – como os ácidos graxos.

Em contraste, a manteiga é um produto animal rico em gordura saturada. Por isso, especialistas recomendam substituir as gorduras sólidas, como a manteiga, por óleos vegetais mais saudáveis, sempre que possível. Inclusive, trocar a manteiga por azeite regularmente pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e ataques cardíacos.

Dicas para substituir manteiga por azeite em sua cozinha

Se você se animou e quer incorporar essa mudança em suas receitas, comece com a ajuda destas dicas:

Meça com precisão

Para substituir manteiga por azeite, respeite a proporção de três quartos de azeite da quantidade de manteiga em uma receita. Por exemplo, se uma receita pede uma barra de manteiga (8 colheres de sopa), use 6 colheres de sopa de azeite.

Ao substituir manteiga por azeite, tenha atenção às proporções.
Ao substituir manteiga por azeite, tenha atenção às proporções.

Mesmo se a receita usar manteiga derretida, siga as instruções e substitua a manteiga pelo azeite em três quartos da quantidade.

Conheça o sabor do azeite que você vai usar

Praticamente todos os preparos à base de carne ou vegetais cozidos no fogão ou no forno (como refogar, fritar na frigideira ou assar) permitem substituir manteiga por azeite.

Porém, lembre-se de que o azeite de oliva extravirgem tem um sabor marcante, diferente do da manteiga. Dependendo do blend de azeitonas, o sabor do azeite pode variar de forte e apimentado a suave e amanteigado. Por isso prove o óleo antes de usá-lo. Assim você saberá como ele afetará sua receita.

Escolha alimentos mais frescos

Você pode facilmente substituir a manteiga por azeite na maioria das receitas de massas, especialmente aquelas que têm muitos vegetais frescos. 

Por isso evite massas com molhos cremosos ricos (que exigem manteiga na maioria das vezes). 

Manteiga derretida X Azeite de oliva

Quando o assunto é confeitaria, nem sempre é fácil substituir manteiga por azeite. Especialmente quando a receita pede para misturar a manteiga com açúcar.

Esse processo dá aos produtos assados ​​uma textura leve e arejada que pode não ser alcançada com azeite de oliva. 

Por isso, opte por receitas que pedem manteiga derretida (ou outro tipo de gordura líquida) para obter os melhores resultados. Além disso, o azeite de oliva funciona bem em uma série de preparos – como brownies de todos os tipos, muffins e pães rápidos.

O azeite certo para substituir a manteiga no dia a dia

De um modo geral, um azeite mais delicado, com baixo teor de amargor e pungência, além de notas amanteigadas, vai imitar melhor o sabor da manteiga. 

Mas azeites mais robustos e com picância, como o Olibi Safra 2021, podem garantir a textura e ainda trazer uma nova complexidade de sabores aos preparos.

Substituir manteiga por azeite Olibi pode garantir mais sabor e complexidade.
Substituir manteiga por azeite Olibi pode garantir mais sabor e complexidade.

Outra dica é escolher a versão extravirgem em vez do normal ou light ao substituir o azeite por manteiga. Mesmo que ele seja de um preço mais em conta – afinal, você usará em grandes quantidades, opte por um produto de boa qualidade e procedência.

Então vale usar apenas um azeite de oliva que você goste de comer em saladas, como molho para pão, entre outros. Aqui vale aquele velho ditado: “Nunca cozinhe com um vinho que não gostaria de beber”.

Se você gostou dessas dicas sobre substituir manteiga por azeite, que tal conferir estas receitas:


Compartilhe
No Comments

Post A Comment