Descubra como fazer uma degustação de azeite em sua casa

Relaxar, se divertir e bater um bom papo: receber os amigos é sempre uma experiência especial. Esse momento pode ficar ainda mais especial se você promover uma degustação de azeite.

Degustação de azeite é um belo motivo para reunir amigos em um evento especial.
Degustação de azeite é um belo motivo para reunir amigos em um evento especial.

O azeite vem da azeitona, o fruto da oliveira. Por isso, não há dois azeites com o mesmo sabor – da mesma forma que dois vinhos nunca serão idênticos. Se você pode provar, decifrar e discernir com vinho, o mesmo pode ser feito com azeites.

Saiba mais: 6 diferenças e semelhanças entre vinho e azeite

Então aproveite o próximo encontro com amigos para aprofundar um pouco mais o seu conhecimento e promover sua própria degustação de azeite.

Selecione algumas garrafas diferentes de azeites de oliva extra virgens e vamos lá!

Como provar o azeite

O primeiro passo: o que você precisa ter à disposição para promover uma degustação de azeite em casa?

Começando com os copos: a indicação do Conselho Oleícola Internacional – COI é que eles sejam de cor azul cobalto, evitando que a pessoa tire alguma conclusão precipitada por conta da cor do azeite. A base também é larga o suficiente para permitir que o copo seja encaixado em uma unidade de aquecimento (idealmente os azeites são examinados entre 26 ºC e 30 ºC), além de se assentar confortavelmente na palma da mão. Já a boca deve ser estreita, para levar os aromas para cima.

Copo indicado para degustação de azeite
Caso você não tenha copos como este, versões de plástico também funcionam bem.

Mas se você tiver taças de vinho ou até mesmo copos de plástico, funcionará perfeitamente: apenas adicione uma colher de sopa generosa de azeite por copo, peça aos convidados para segurar a taça com uma mão, cobrir a boca do copo com a outra mão e começar a agitar.

Esse movimento aquece ligeiramente o azeite, para liberar os aromas, enquanto a mão sobre a taça os preserva ali dentro.

Faça isso por cerca de um minuto, depois coloque o nariz e respire fundo. Você vai perceber notas como:

  • Grama fresca cortada;
  • Frutas tropicais;
  • Nozes;
  • Ervas;
  • Maçã ou até mesmo as características do tomate.

Estas notas de sabor irão dizer-lhe que o azeite é fresco e cheio de vida, além de lhe dar indicações sobre os tipos de azeitona que estão presentes na composição.

Agora é hora da degustação propriamente dita!

O azeite extravirgem artesanal Olibi não pode faltar em sua degustação de azeite em casa.
O azeite extravirgem artesanal Olibi não pode faltar em sua degustação de azeite em casa.

Dê um grande gole e gire o azeite em torno de sua boca – é preciso cobrir o interior da boca, assim como a língua.

Então, como você faria com o vinho, separe os lábios levemente e sugue o ar pelo azeite, feche a boca e expire pelo nariz. Este método de respiração retronasal irá expor mais notas de sabor.Mas lembre-se: a introdução de ar na boca deve acontecer mais de uma vez, do contrário não se consegue perceber exatamente os detalhes da análise sensorial.

Agora você pode engolir um pouco ou todo o azeite e começar a notar a picância do azeite – que está diretamente relacionada às notas apimentadas de um azeite e é detectada na garganta.

Nível de picância

O nível de picância também pode variar de um formigamento suave a uma intensidade suficiente para fazer você tossir levemente.

O tom amargo

O próximo aspecto do sabor do azeite é o tom amargo. Você já experimentou uma azeitona diretamente da árvore? Se não, marque já sua visita à nossa fazenda e venha conhecer Aiuruoca.

Retomando: o fruto fresco é amargo, então como o azeite é feito a partir de azeitonas frescas, não curadas, ele pode ter vários graus. Quanto mais jovem e mais verde for o fruto, mais intenso será o tom amargo.

Tons frutados

A última parte de sua degustação de azeite em casa deve estar nos tons frutados. Esses sabores se apresentarão de maneiras diferentes: do amanteigado ao oleaginoso, passando por notas tropicais frescas.

É hora de purificar o paladar!

Depois de provar os azeites individualmente, é hora de limpar seu paladar. Para isso, aposte em água com gás ou fatias de maçãs.

Depois de provar cada azeite, é importante que cada participante dê uma nota – sendo um para mais fraco e 10 para mais intenso – para o nível de picância, o tom amargo e os tons frutados. Anote cada uma das observações e depois comparem as notas e as percepções de cada convidado. 

Estas são perguntas que você pode fazer a si mesmo e a seus convidados, enquanto se aprofunda no excitante mundo da degustação de azeite de oliva extra virgem!

Agora que você já sabe como fazer uma boa degustação de azeites em casa, é hora se preparar para receber seus convidados com Olibi.

Encontre o ponto de venda mais próximo ou peça o seu em nossa loja virtual hoje mesmo!

1Comment

Post A Comment