17 nov, 2016

Como escolher um bom azeite de oliva?

Azeite

Muitas opções nas gôndolas do supermercado apontando diferentes informações no rótulo dificultam a escolha de um bom azeite de oliva. A maioria dos brasileiros busca apenas pela acidez, pois já ouviu dizer que os melhores são aqueles que ficam abaixo de 0,8%.

Esse pode ser um dos critérios de análise, mas de forma alguma deve ser o único ou o mais importante. Ao buscar por qualidade, é fundamental abandonar azeites que não sejam extravirgem, mas todos já lemos pesquisas desmascarando extravirgens falsos. Então, como ter embasamento no momento de opinar sobre o melhor produto disponível na prateleira?

 download movie Bon Cop Bad Cop 2 now

Cor da garrafa
Busque pela embalagem de cor escura, que impede a entrada da luz. O azeite tende a oxidar se exposto à luz.

 

Data
Procure pela data de colheita ou envase mais recente. Um bom azeite extravirgem pode ser conservado por até 24 meses após a extração. Depois de aberto, é indicado consumir em até três meses. Lembre-se sempre: azeite é o contrário do vinho. Quanto mais fresco, melhor.

 download movie Bon Cop Bad Cop 2 now

Produtor
Dê crédito para rótulos que indicam o nome da propriedade, em vez de apenas escrever o país de origem. Se possível, tente descobrir se o local do cultivo da azeitona é próximo do local onde foi feito o engarrafamento (ou até o mesmo).

 download movie Bon Cop Bad Cop 2 now

Transporte
O azeite europeu, por exemplo, leva meses atravessando o oceano até chegar ao Brasil. Já o produto nacional costuma chegar mais rápido à mesa do consumidor. Essa redução do tempo de transporte e do impacto a temperaturas quentes de cargueiros favorece a retenção dos polifenois, famosos pela ação antioxidante que traz benefícios à saúde.

 

Acidez
A baixa acidez é um indicativo de qualidade que evidencia o bom processamento da azeitona. No entanto, esse critério não interfere no sabor do azeite. Para ser considerado extravirgem, o azeite deve ter no máximo 0,8% de acidez, mas bons azeites chegam a ter apenas 0,1% ou 0,2%.

 download movie Bon Cop Bad Cop 2 now

Extração
O processo ideal para a obtenção do óleo é a extração a frio. Azeitonas que não são aquecidas preservam nutrientes, aromas e sabores. Muitos azeites estampam essa informação no rótulo.

 

Embalagem menor
Considerando que o azeite deve ser consumido em até três meses após aberto, grandes recipientes podem durar mais tempo do que isso. Antes de comprar uma garrafa maior, pense quantas pessoas consumirão o azeite e com qual frequência ele será utilizado.

Compartilhe

Nelio Weiss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.