20 dez, 2017

Azeite na fritura: pode ou não pode?

O azeite na fritura é um dos grandes mitos da cozinha – como já contamos aqui no blog.

Afinal, muitas pessoas têm dúvidas se o azeite deve ou não ser usado no cozimento ou na fritura de alimentos.

Mas é resposta é: sim. Inclusive, muitos especialistas indicam exatamente o uso do azeite na fritura. Por ser menos volátil, o óleo da azeitona apresenta um ‘ponto de fumaça’ mais alto do que outros óleos vegetais. Isso significa que a gordura não se decompõe com facilidade em elementos prejudiciais para o corpo.

Como resultado, pratos cozidos ou fritos com azeite são mais leves e, consequentemente, mais saudáveis.

Azeite na fritura: virgem ou extravirgem?

Azeites extravirgens têm alta qualidade e, por isso, tendem a ser mais usados in natura na finalização de pratos.

Mas não existe contraindicação para usar o azeite na fritura e também no preparo de refeições quentes. Tanto azeites virgens como extravirgens podem ser aquecidos e adotados na hora da fritura.

A decisão fica a cargo do consumidor, que deve avaliar o custo-benefício do investimento num bom rótulo.

Atenção ao termômetro

O azeite é uma gordura mais resistente ao calor e, portanto, altamente recomendável para uso em pratos preparados no fogão. Porém, assim como outros óleos aquecidos, o azeite na fritura pode atingir seu ‘ponto de fumaça’. Isso acontece quando suas moléculas se quebram e ele satura, devendo então ser descartado.

Para o cozimento ou fritura, o ideal é que o óleo da azeitona seja aquecido até no máximo 220°C, limite de temperatura que ainda preserva as propriedades nutricionais.

Nossa sugestão para facilitar esta tarefa é sempre aquecer primeiro a panela e só depois adicionar o azeite na fritura. Ao respeitar esse limite de temperatura, o produto pode ser reutilizado por até três vezes, dentro de um período de 10 dias.

Dica de chef sobre o azeite na fritura

Além de saboroso, o azeite por si só é saudável por ser fonte de gorduras monoinsaturadas e compostos antioxidantes. Mas o alimento também tem o poder de enriquecer outros pratos com suas propriedades.

Ao usar o azeite na fritura, por exemplo, ele forma uma camada protetora em volta da comida. Isso impede que ela absorva excesso de óleo e fique mais leve e sequinha.

Compartilhe

Nelio Weiss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.