O que esperar do passeio guiado ao olival e aos projetos ambientais da Olibi?

Fazenda Caminho do Meio

A rota do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Parque Estadual da Serra do Papagaio tem cachoeiras, trilhas pela montanha e iguarias gastronômicas. Em meio a passeios conhecidos há anos pelos turistas da região, nossa fazenda desponta com a visitação guiada pelos projetos ambientais e pelo olival em plena produção. O roteiro é rico em aprendizados sobre olivicultura e a fauna e flora locais, tem uma vista deslumbrante do Pico do Papagaio e cabe na programação da família toda.

Confira o roteiro de nosso passeio, que acontece todos os sábados, às 10h. 

10h  

Início da visita em nosso olival principal, plantado em 2011. Começamos o tour com um bate-papo sobre as principais características da olivicultura na Serra da Mantiqueira e no mundo. Enquanto isso, mostramos as diferentes variedades de oliveiras que foram plantadas em nosso terroir e falamos sobre os efeitos da altitude, do frio e das chuvas sobre a florada, a colheita e a qualidade particular do nosso azeite.

Caminhada pela fazenda

10h40 

Caminhada de cerca de 600 metros por parte da área reflorestada com árvores de Mata Atlântica. Apresentamos algumas das variedades das árvores plantadas, o seu processo de adaptação ao local e explicamos como as matas que cercam o olival influenciam na qualidade do azeite. 

11h

Visita aos nossos projetos de Mantenedouro Científico e de Soltura de Aves, ambos feitos em parceria com o IBAMA. No Mantenedouro Científico, os visitantes conhecem as 83 aves de propriedade do IBAMA, entregues para os nossos cuidados. Entre as espécies estão araras vermelhas, tricolores e canindés, papagaios e tucanos diversos além da raríssima ararajuba e do papagaio-do-peito-roxo, que está ameaçado de extinção e dá nome à cidade de Aiuruoca em tupi-guarani (Aiuru = papagaio; Oca = casa).

Soltura de Aves

11h30

Após a caminhada, temos uma palestra deliciosa sobre azeite. Além de ensinar como distinguir o que é e como reconhecer um azeite extravirgem, explicamos os detalhes de todo o processo de extração de nosso azeite. Também fazemos uma degustação do azeite Olibi e terminamos com um saboroso café acompanhado de biscoitos e do tradicional pão de queijo mineiro. Quem se interessar, pode comprar nossos produtos no local.

12h 

Fim da visita 🙂

PROGRAME SUA VISITA

Data: Todos os sábados, às 10h. Demais dias da semana podem ser agendados separadamente, mediante reserva com antecedência.

Local: Fazenda Caminho do Meio – Capoeira Grande – Aiuruoca (MG)

Como chegar: Estamos localizados nos apps Waze e Google Maps como “Olibi Azeites Artesanais”. Caso prefira, podemos enviar as direções por e-mail.

Valor: R$ 35,00 por pessoa, sendo que esse valor dá um crédito de R$ 15,00 para a compra de uma garrafa de azeite Olibi. O passeio é gratuito para Olibares (participantes do projeto Adote uma Oliveira) e para crianças até 12 anos.

Entre em contato para reservar Nélio Weiss: (35) 99983-0957 ou nelio.weiss@olibi.com.br

Esperamos você! 

No Comments

Post A Comment