Harmonizando azeite com entradas, pratos principais e sobremesas

Pipoca quentinha, uvas verdes assadas, gaspacho fresco, peixe grelhado, sanduíche de pastrami e chocolate – o que essas diferentes receitas têm em comum? Temperamos todas com azeite, claro! Seja no preparo ou na finalização dos pratos, o óleo da azeitona complementa e ressalta sabores.

Harmonização de azeite com pratos

Mas como fazer isso? O primeiro passo é identificar as principais características do azeite, que pode ser picante, frutado, maduro, fresco… O Olibi, por exemplo, é fresco e revela frutado e amargor médios, com leve picância e boa persistência. Harmonizar o azeite com o prato escolhido é o gran finale.

Aprenda a degustar azeites

Regras de harmonização

Diferentemente do vinho, a harmonização do azeite é complementar. Por isso, o ideal é que o sabor e as características do azeite sigam a identidade do alimento que será servido.

Harmonização de azeite

Hoje já existe um método para orientar a harmonização do azeite com os pratos. Desenvolvido na Itália, ele ensina que, para temperar pratos frios, como saladas e queijos leves, o ideal é um azeite fresco e frutado. Já peixes, legumes e massas pedem um sabor suave, com algum amargor e picância, enquanto carnes, molhos concentrados e queijos fortes harmonizam com um azeite maduro e doce. A exceção fica por conta dos alimentos ácidos e cítricos. Nesse caso, opte por equilibrar o prato com um sabor frutado médio, com o mínimo de amargor e picância possível.

Harmonizando na prática

Para introduzir os ricos sabores do azeite nas refeições do dia a dia, trazemos seis sugestões de pratos que harmonizam perfeitamente com nosso azeite, desde um aperitivo fácil de preparar até o jantar e a sobremesa.

Harmonização de azeite

Uvas verdes

Essa é uma receita para inovar e surpreender na cozinha. Descobrimos que uvas verdes ficam ainda melhores quando temperadas com azeite Olibi. Dá para comer a uva in natura com azeite ou assada e temperada. Para isso, coloque as uvas em uma assadeira, regue com azeite e salpique um pouco de tomilho, sal e pimenta a gosto. Leve no fogo baixo por cerca de 15 minutos ou até as uvas murcharem e dourarem.

Harmonização de azeite com uvas assadas

Pipoca aromática

O acompanhamento de cinema fica ainda mais saboroso com as notas levemente picantes do azeite Olibi. Para o preparo, nossa sugestão é aquecer o óleo de oliva junto às ervas finas, para que liberem seu aroma e sabor mais intenso. Uma pequena quantidade da mistura, salpicada sobre a pipoca, já faz toda diferença.

Harmonização de azeite com pipoca

Gaspacho

O gaspacho (sopa fria à base de tomates e pepino) é uma opção de aperitivo refrescante. O azeite é essencial na finalização, pois equilibra a acidez da receita, que é simples e rápida.
Para duas porções, você precisa de:

  • 4 tomates
  • ½ pepino
  • Um punhado de miolo de pão
  • 1 dente de alho pequeno
  • Cebola, sal e azeite a gosto

Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer e sirva frio, finalizando com um fio de azeite.

Harmonização de azeite com gaspacho

Sanduíche de Pastrami

O frutado do azeite Olibi complementa o sabor intenso do sanduíche de pastrami. Nossa dica é dar textura ao sanduíche, usando o azeite para tostar o pão e para finalizar a receita, sendo uma alternativa mais saudável a maionese e outros molhos.

Harmonização de azeite com sanduíche de pastrami

Peixe e legumes na grelha

Esse é um prato nutritivo, leve e fácil de preparar. Uma vez temperados, o peixe e os acompanhamentos vão direto ao fogo, o que dá um sabor defumado. O azeite fresco e levemente picante da Olibi harmoniza perfeitamente.

Harmonização de azeite com peixe e legumes grelhados

Chocolate com azeite

Vamos lançar essa novidade em breve. Em parceria com a Chocolato de São Lourenço, formulamos um chocolate com azeite Olibi entre os principais ingredientes. Ficou curioso para provar? Enquanto isso, recomendamos que você coloque um fio de azeite sobre o chocolate e leve ao forno ou até mesmo regue o azeite por cima do sorvete de creme. Depois nos conte o que achou!

Harmonização de azeite com chocolate

No Comments

Post A Comment