Entenda a diferença entre azeitonas verdes e pretas

A diferença entre azeitonas verdes e pretas vai muito além da resposta mais básica – sim, suas lindas cores. Mas quanto você realmente sabe sobre esses deliciosos aperitivos e o que essas cores significam?

Cores, sabores e texturas marcam a diferença entre azeitonas verdes e pretas

Originárias da Ásia, as azeitonas têm mais de 6 mil anos de idade. Sua história – assim como a do azeite de oliva – se entrelaça com muitas culturas e tradições no oriente. Isso levou as azeitonas para lares e comunidades em todo o mundo, razão pela qual – em parte – elas são tão populares hoje em dia.

Você pode consumi-las puras, em conserva, recheadas, como uma entradinha, em receitas deliciosas ou até como ingrediente de drinks alcoólicos.

Escolher qual delas é a melhor envolve alguns fatores – como o sabor que você espera. Aqui está o que é preciso saber sobre a diferença entre azeitonas verdes e pretas antes de suas próximas compras.

Entendendo a diferença entre azeitonas verdes e pretas

A principal diferença entre azeitonas verdes e pretas está no ponto em que são colhidas – o que define sua coloração.

As azeitonas verdes são colhidas antes de amadurecerem, enquanto as azeitonas pretas podem amadurecer na árvore. A diferença de cor deve-se principalmente ao amadurecimento da azeitona quando colhida, mas também é levemente afetada pela maneira como são processadas.

Alguns produtores de conservas deixam suas azeitonas verdes embebidas em uma solução à base de soda cáustica específica para alimentos, dissolvida a uma razão de 0,5% a 0,6%. Isso ajuda a acelerar o processo de retirada do amargor da azeitona, além de deixar o fruto mais lisinho e mais estético.

A Olibi faz diferente: nossas conservas são feitas apenas utilizando água e sal marinho para a fermentação, o que confere ao produto níveis mais baixos de iodo.

As azeitonas podem ser encontradas em nossa fazenda ou em nossa loja virtual – aqui

Outra grande diferença entre azeitonas verdes e pretas é a sua apresentação nas conservas: é possível encontrar no mercado azeitonas verdes sem caroço e muitas vezes recheadas com itens como pimentões vermelhos, anchovas, alho ou cebola. Já as azeitonas pretas raramente são recheadas.

Diferença entre azeitonas verdes e pretas também está no sabor

Vamos recapitular: as azeitonas verdes são colhidas logo no começo, enquanto as azeitonas pretas são amadurecidas antes de serem colhidas. Já imaginamos o que você está pensando neste momento – isso afeta o sabor?

De fato, há uma diferença entre as duas. Geralmente, as azeitonas verdes são mais amargas em comparação com as azeitonas pretas – que tendem a conter mais óleo e menos sal do que as verdes.

Com relação à textura, as azeitonas pretas costumam ser mais macias justamente pela alta concentração de óleos. Se você é do tipo (ou conhece alguém) que aprecia o sabor das azeitonas, mas não gosta da textura, nossa dica é apostar na azeitona em pó solúvel – clique e saiba mais.

E com relação aos aspectos nutricionais?

Quando se trata da composição nutricional das duas, não há grandes diferenças. Uma porção de 15 gramas de azeitonas verdes contém 20 calorias, enquanto as azeitonas pretas contêm 25 calorias.

As calorias provêm principalmente de gordura: 2 gramas de gordura total, menos de 0,5 gramas de gordura saturada ou poli-insaturada e 1,5 gramas de gordura monoinsaturada – que faz bem para o coração.

Há menos de 0,5 gramas de proteína, 1 grama de carboidrato, 0,5 grama de fibra e nenhum colesterol ou gorduras trans em uma porção de azeitonas.

Também não há diferença entre azeitonas verdes e pretas em outro ponto: ambas possuem minerais como ferro e são ricas em antioxidantes e vitamina E.

Além disso, os dois tipos de azeitona são ricos em polifenóis e flavonoides, além de possuírem benefícios anti-inflamatórios. 

A única grande diferença no que diz respeito à nutrição é que as azeitonas verdes podem ser mais salgadas, pois seu tempo de salmoura mais extenso faz com que elas absorvam uma dose maior do sódio presente no sal utilizado no processo. 

Perfeitas para servir como entradinha ou como petisco no happy hour.

Ao comprar suas azeitonas, guarde-as em temperatura ambiente. Isso permitirá que elas sejam mantidas por até dois anos. Mas se você já abriu a embalagem, lembre-se de mantê-las refrigeradas em um recipiente não metálico, dentro de seu próprio líquido. Quando bem conservadas e manipuladas, podem ficar na geladeira por várias semanas.

Agora que você já sabe na teoria qual é a diferença entre azeitonas verdes e pretas, chegou a hora da parte prática: garanta já suas Azeitonas em Conserva Olibi.

CLIQUE para acessar nossa loja virtual!

No Comments

Post A Comment