Do pãozinho ao mamão: dicas para consumir azeite no café da manhã

Azeite no café da manhã

Já pensou que a primeira refeição do dia pode ajudar a ter uma vida mais saudável e produtiva? Muitos ignoram o café da manhã por falta de apetite ou de tempo, mas é importante lembrar que o organismo continua trabalhando mesmo durante o sono.

Um estudo realizado pelos cientistas da Universidade de Honenheim, na Alemanha, e publicado no American Journal of Clinical Nutri, conclui que pular o café da manhã pode influenciar para o mau funcionamento do metabolismo no longo prazo.

Segundo os especialistas, a prática pode prejudicar a flexibilidade metabólica, ou seja, a capacidade do corpo de alternar entre a queima de gordura e carboidratos, aumentando as hipóteses de inflamações e o desequilíbrio de glicose no sangue. “Ignorar o café da manhã tem o potencial de aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2”, afirma o estudo.

Azeite no café da manhã

Adicionar uma colher de azeite de oliva extravirgem à refeição matinal pode trazer muitos benefícios para a saúde, como prevenir doenças neurodegenerativas, proteger o corpo de doenças crônicas, como diabetes tipo 2  e evitar doenças cardíacas. Diversas pesquisas também afirmam que a presença de antioxidantes reduz o risco de câncer e fortalece o sistema imunológico.

O óleo da azeitona também tem bastante vitamina E e antioxidantes, principalmente os polifenóis, que combatem os radicais livres e seu efeito de envelhecimento das células. A vitamina K e D também são componentes expressivos do azeite, que ajudam a manter os ossos saudáveis e evitam fraturas e osteoporose.

Azeite de oliva fica uma delícia no preparo de ovos e panquecas, no pão e até mesmo nas frutas. Confira algumas dicas e combinações para se inspirar na hora de preparar a refeição mais importante do dia.

AZEITE NO PÃO

Azeite no pão

Que tal um pão quentinho com um fio de azeite? Nossa receita de pão de fermentação natural com azeitonas verdes deixa essa combinação ainda mais deliciosa.

Lembre-se de evitar massas brancas e escolha opções mais naturais, como o integral ou o de centeio.

AZEITE NOS OVOS

Ovos são uma excelente fonte de proteínas, seja cozido, mexido ou como omelete. Indicamos um fio de azeite na hora do preparo.

AZEITE NA PANQUECA

Azeite nas panquecas

Uma ótima opção para fugir do comum e começar a preguiça do final de semana.

Depois de preparar a tradicional massa de panqueca (receita aqui), deixe-a descansar por 5 minutos. Em seguida, despeje uma concha pequena em uma frigideira untada levemente com azeite de oliva. Além de mais saudáveis, o azeite garantirá um toque especial no sabor.

AZEITE NAS FRUTAS

Azeite nas frutas

Frutas também combinam com azeite. Boas opções para aproveitar essa combinação são o abacate – que fica ainda melhor no pão -, o melão, o mamão, a manga e a pera.

E você, já consome ou tem alguma forma diferente de consumir azeite de oliva no café da manhã? Conta pra gente usando a #receitaolibi. Assim, podemos encontrar o post e compartilhar com mais pessoas.

No Comments

Post A Comment