Azeite e mel: uma boa combinação entre Olibi e Mbee (e duas receitas para colocar em prática)

As oliveiras da Olibi, cultivadas na Serra da Mantiqueira, e as abelhas da Mbee, que vivem na Serra da Bocaina, ficaram mais próximas. Lançamos um kit especial com um azeite extravirgem artesanal Olibi e um mel de terroir Mbee para celebrar nossa parceria com esta empresa fundada em 2014, que também investe na preservação do meio ambiente e tem o respeito ao ciclo da natureza como premissa na hora de fazer negócios.

A história do nosso azeite com a recuperação das florestas da Mata Atlântica e o cuidado de aves resgatadas do tráfico e de maus-tratos você já conhece (aqui tem o case vencedor do Prêmio ECO 2017). Por isso, hoje vamos contar um pouco sobre os “meles”, ou “méis”, produzidos pelo casal Eugênio e Márcia Basille.

Eles gostam de usar o termo “abelhas felizes”. E faz sentido, uma vez que suas abelhas são criadas livres, sem alimentação artificial, e trabalham em colmeias colocadas sobre pedras, que retêm o calor durante o dia e mantêm as caixas aquecidas durante a noite. Segundo o casal, esta técnica facilita o trabalho das abelhas, que não precisam bater tanto as asas durante a noite para manter a temperatura sempre próxima dos 35 graus.

Azeite e mel: uma boa combinação gastronômica

(Foto: Mbee)

a

Assim como no vinho, o terroir é o fator principal dos meles da Mbee. Nenhum é igual ao outro e todos expressam seu lugar de origem, incluindo características da terra, do clima e da florada. De acordo com os fundadores, os alimentos não carregam apenas seus aromas e sabores, mas, sim, toda a relação de onde foram cultivados, a história de seus produtores e a identidade da região.

Nós nos identificamos com essa história e, por isso, selamos esta parceria com a Mbee. Este kit especial tem edição limitada de apenas 20 caixas. Aguardem as novidades que ainda estão por vir.

Azeite e mel: uma boa combinação gastronômica

Azeite e mel na gastronomia

O mel e o azeite não costumam ser o ingrediente principal de uma receita. No entanto, há cada vez mais chefs de cozinha apostando nos dois ingredientes para transformar o sabor dos pratos, sejam eles doces ou salgados. Separamos duas receitas fáceis para você testar esta surpreendente combinação – e ainda aproveitar todos os benefícios que o azeite e o mal trazem para a saúde.

Pudim de azeite e mel

Esta sobremesa portuguesa do chef Victor Sobral, do restaurante Taberna da Esquina, tem apenas cinco ingredientes – e o mel e o azeite estão entre eles. Quem compartilha o passo a passo é a Ailin Aleixo, do Gastrolândia, que inclusive foi quem apresentou os proprietários da Mbee ao Nélio Weiss, da Olibi.

Clique aqui para conferir

Pudim de azeite e mel

(Foto: Gastrolândia)

a

Molho de mel, mostarda e azeite para salada

Um clássico para temperar saladas que aposta nos sabores certeiros da mostarda com azeite e mel. Esta receita da Rita Lobo é infalível e superfácil de preparar.

Clique aqui para conferir

Molho de mostarda, azeite e mel, para salada

(Foto: Panelinha)
No Comments

Post A Comment