12 curiosidades que talvez você ainda não saiba sobre a Olibi

Se você gosta dos produtos Olibi, conhece a nossa marca ou já leu alguma informação sobre azeite, alimentação e saúde em nosso site, provavelmente sabe uma ou duas coisas sobre nós. No entanto, existem várias curiosidades da nossa história que ainda podem surpreender.

1- A palavra Olibi significa “óleo da terra”, em tupi-guarani

O significado da palavra Olibi traduz a nossa paixão: cuidar da terra e do meio ambiente. Antes de plantar a primeira muda de oliveira e começar a produzir azeite de oliva extravirgem, Nélio Weiss, fundador da Olibi, já reflorestava áreas degradadas de Mata Atlântica e recebia e tratava aves resgatadas do tráfico e do comércio ilegal na região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais.

Em parceria com a polícia florestal e o Ibama, a iniciativa já resultou na soltura de mais de três mil pássaros de volta na natureza. Os produtos da Olibi são o viés comercial para apoiar e subsidiar estes projetos, mantidos na fazenda Caminho do Meio, em Aiuruoca.

2- É possível adotar uma oliveira da fazenda

Desde 2016, o projeto Adote uma Oliveira faz essa ponte entre as ações ambientais e o negócio comercial da Olibi. Assim, todo mundo pode apoiar ativamente a preservação e a recuperação do meio ambiente, além de disseminar esse modelo sustentável para outras culturas agrícolas do país.

Por meio de uma contribuição anual, os participantes investem nas ações ambientais e, como forma de agradecimento, ganham uma caixa com uma garrafa do azeite Olibi e um vidro de azeitonas em conserva. Além disso, os Olibares, isto é, aqueles que adotam uma oliveira, são convidados a participar da colheita anual das azeitonas e a visitar a fazenda em outras épocas, recebem um certificado de adoção com a localização geográfica da sua árvore adotada, além de uma foto da oliveira.

3- Uma boa ideia gera frutos – e ganhou prêmio

Em 2017, encerramos o ano com um grande presente: recebemos o Prêmio ECO de Sustentabilidade. A iniciativa reconheceu nosso trabalho de preservação ambiental integrado à atividade econômica da Olibi. Além de muito orgulhosos com esta conquista, ficamos ainda mais inspirados a espalhar pelo Brasil nossa ideia. Um modelo de negócio sustentável, que gera lucro, mas também contribui para sociedade. Tem interesse no tema? Mande uma mensagem para nós! Ficaremos muito felizes em dividir nosso conhecimento com produtores que queiram introduzir novas práticas ambientais na sua área.

4- Projeto piloto faz acupuntura em oliveiras

Nosso carinho por cada uma das oliveiras é real. Separamos aproximadamente 200 árvores para fazer um experimento com acupuntura. Com base em estudos da Associação Brasileira de Acupuntura, aplicamos a técnica terapêutica das agulhas nas intersecções de cada um dos galhos, para melhorar a saúde da planta e estimular seu crescimento e frutificação.

5- Extração de azeite a frio após a colheita e seleção manual

Colhemos os frutos com as mãos e selecionamos apenas aqueles que ainda não estão completamente maduros. Esse é o momento perfeito para dar origem a um azeite de qualidade superior e garantir altos níveis de polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres. Transportamos tudo em pequenas caixas para não esmagar as azeitonas.

O passo seguinte é extrair o óleo da azeitona pouquíssimas horas após a colheita. Assim que os frutos saem do olival e chegam à maquina de extração, começamos a mágica de espremer as azeitonas a frio para produzir um azeite fresco e com aroma surpreendente.

6- Azeite com menos de 0,1% de acidez

Se você já é fã de azeite, com certeza sabe avaliar as qualidades do nosso extravirgem Olibi. No entanto, se estreou nesse universo recentemente, nós te mostramos o caminho. Um bom azeite é avaliado por vários fatores, alguns degustáveis, como seu aroma e sabor, ou pela sua acidez, avaliada exclusivamente através de testes de laboratório. O Olibi é um azeite fresco, frutado, com leve picância e boa persistência. E sua acidez é inferior a 0,1%, o que indica um alto nível de polifenóis.

7- Lançamento de produto inédito no mercado brasileiro

Além de trazer de uma seleção de produtos premium, produzimos as azeitonas em passa Olibi. Comum nos países mediterrâneos, especialmente na Grécia, a iguaria ainda é uma raridade no Brasil. Nossa versão do produto apresenta o frescor e o cuidado característico da Olibi, além do sabor intenso proporcionado pelo processo de desidratação. A novidade veio acompanhada de dicas gastronômicas, para enriquecer ainda mais suas receitas e ampliar as opções de petiscos finos à mesa.

8- Passeio único no Brasil com olival e projetos ambientais

Quer conhecer nosso olival, provar o azeite Olibi e ver de perto as ações de preservação e recuperação da natureza? Preparamos uma sugestão de roteiro em Aiuruoca, para um fim de semana (acesse aqui), incluindo nosso tour guiado aos sábados, a partir das 10h. Também recebemos visitantes em outros dias da semana, mediante reserva com antecedência. É um passeio delicioso que combina degustação de azeite com a explicação dos projetos das aves resgatadas e do reflorestamento da Mata Atlântica.

9- Boutique Olibi também é centro de visitantes

Além de visitar a fazenda, localizada na zona rural de Aiuruoca, você pode conhecer nossos produtos na Boutique Olibi, no centro da cidade. Nosso objetivo é promover o turismo, a cultura e a gastronomia local. Para isso, além de reunir uma seleção com os melhores produtos da Olibi e de outros produtores artesanais da região, o local também é um centro de informações para visitantes, fornecendo dicas para quem vai explorar a cidade.

Boutique Olibi
Rua XV de Novembro 135B
Aberta de quinta a domingo, das 9h às 18h

10- Produtos frescos da fazenda à sua mesa

Quanto mais jovem o azeite, melhor. Enquanto os óleos importados levam muitos dias atravessando o oceano até chegar às prateleiras brasileiras, enviamos o Olibi direto para a sua casa. A redução do tempo de transporte e do impacto a temperaturas quentes de cargueiros também favorece a retenção dos polifenóis.

É por isso que você não encontra nosso azeite e demais produtos nas grandes redes de supermercado. Além de disponibilizar o Olibi na fazenda e na Boutique, temos alguns pontos de venda em pequenos comércios locais da região, entre os quais a Pousada Dudu, a Loja Estrela d’Água, o Armazém Macieira, o Armazém da Terra e o Restaurante Tia Iraci.

11- Oliveiras Olibi plantadas no seu jardim

Brasileiros estão cada vez mais interessados em oliveiras, não apenas para entender a origem do saboroso e saudável azeite de oliva, mas também como opção de árvore ornamental no jardim. Temos algumas árvores crescidas e também mudas da variedade arbequina, em estágio ideal para o plantio, disponíveis tanto para visitantes na fazenda, quanto no site – pelo e-commerce, vendemos exclusivamente para São Paulo capital, pois a muda pode se machucar durante o transporte para longas distâncias.

12- Harmonizar azeite e comida tem tudo a ver

Todo mundo sabe que o azeite é uma fonte de gordura saudável. Mas, além das suas propriedades benéficas para a saúde, ele também traz um sabor especial para os pratos. Você sabe como harmonizar o Olibi? Temos várias dicas no blog. Mostramos que, diferentemente dos vinhos, os sabores entre pratos e azeites devem ser complementares. Nosso azeite, fresco e frutado, vai muito bem com uma boa massa, gaspacho, uvas verdes assadas e até sobremesas. E uma dica final: experimente colocar um fio de nosso azeite sobre um sorvete de creme e deixe-se surpreender pelo resultado!

No Comments

Post A Comment